Jogos, sociedade e aprendizagem: o desenvolvimento do “República em Jogo Digital” para a II Olimpíada de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2024v45n2p271

Palavras-chave:

República em Jogo Digital, Olimpíadas de Conhecimento, Jogos Educativos, Ensino de Sociologia, Metodologias Ativas de Aprendizagem

Resumo

Este artigo apresenta a trajetória de desenvolvimento do jogo de viés educativo, em formato eletrônico, “República em Jogo Digital”, resultado de um projeto de inovação desenvolvido pelo IFRJ Campus Engenheiro Paulo de Frontin, para compor as atividades da II Olimpíada de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro, realizada em 2023. Buscando promover metodologias de aprendizagem ativas, o jogo foi concebido para ser um material didático que auxilie no processo de ensino e aprendizagem de temáticas sobre cidadania, democracia e participação política previstas nos currículos de Sociologia, e disciplinas afins como Geografia e História, na educação básica. Além da contribuição acadêmica para o evento citado e para as aulas na educação básica, o trabalho se destaca pela possibilidade de democratização deste recurso pedagógico via inovação tecnológica, uma vez que poderá ser disponibilizado para o público em geral e, sobretudo, para as novas gerações que nascem tendo a tecnologia como parte de suas vidas.

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Biografia do Autor

Pamela Ketulin Mattos Gomes, Instituto Federal de Educação

Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Rio de Janeiro

Gabriela Almeida Kronemberger, Instituto Federal do Rio de Janeiro - IF-RJ

Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ. Professora  do Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Engenheiro Paulo de Frontin (IFRJ/CEPF), Engenheiro Paulo de Frontin, RJ.

Alexandre Gaudêncio Torres Pinto Júnior, Instituto Federal do Rio de Janeiro - IF-RJ

Graduado em Jogos Digitais pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IF-RJ) Campus Engenheiro
Paulo de Frontin (IFRJ/CEPF), Engenheiro Paulo de Frontin, RJ, Brasil. 

Sarah Mattos Tabosa de Almeida, Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ

Graduada em Jogos Digitais pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IF-RJ) Campus Engenheiro Paulo de Frontin (IFRJ/CEPF).

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Publicado

31.12.2024

Como Citar

GOMES, Pamela Ketulin Mattos; KRONEMBERGER, Gabriela Almeida; PINTO JÚNIOR, Alexandre Gaudêncio Torres; ALMEIDA, Sarah Mattos Tabosa de. Jogos, sociedade e aprendizagem: o desenvolvimento do “República em Jogo Digital” para a II Olimpíada de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 45, n. 2, p. 271–284, 2024. DOI: 10.5433/1679-0383.2024v45n2p271. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/50899. Acesso em: 21 jun. 2025.