O uso de jogos como recurso didático por professores de Sociologia em Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2024v45n2p331Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem, Jogos, SociologiaResumo
O presente artigo se apresenta como um desdobramento da experiência da disciplina de Laboratório de Pesquisas e Práticas Educacionais do curso de licenciatura em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e da realização de uma pesquisa financiada pela PUC Minas (FIP/PUC Minas). Nesse contexto, este artigo tem como objetivo analisar a aplicação de jogos didáticos por professores de Sociologia de escolas da rede pública estadual em Minas Gerais, buscando compreender os jogos didáticos enquanto uma estratégia lúdica de ensino e aprendizagem. Para tanto, foi realizada uma pesquisa online com aplicação de questionário estruturado via Google Forms, buscando traçar o perfil dos professores e a utilização ou não de jogos como instrumento de ensino-aprendizagem. Concluiu-se que embora a minoria dos professores utilize os jogos como ferramenta pedagógica, a totalidade dos respondentes reconhece a potencialidade e importância desse instrumento.
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