O uso de jogos como recurso didático por professores de Sociologia em Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2024v45n2p331

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Jogos, Sociologia

Resumo

O presente artigo se apresenta como um desdobramento da experiência da disciplina de Laboratório de Pesquisas e Práticas Educacionais do curso de licenciatura em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e da realização de uma pesquisa financiada pela PUC Minas (FIP/PUC Minas). Nesse contexto, este artigo tem como objetivo analisar a aplicação de jogos didáticos por professores de Sociologia de escolas da rede pública estadual em Minas Gerais, buscando compreender os jogos didáticos enquanto uma estratégia lúdica de ensino e aprendizagem. Para tanto, foi realizada uma pesquisa online com aplicação de questionário estruturado via Google Forms, buscando traçar o perfil dos professores e a utilização ou não de jogos como instrumento de ensino-aprendizagem. Concluiu-se que embora a minoria dos professores utilize os jogos como ferramenta pedagógica, a totalidade dos respondentes reconhece a potencialidade e importância desse instrumento.

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Biografia do Autor

Andreia dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG

Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

Karina Junqueira Barbosa, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG

Doutorado em Serviço Social pela Universidade Federeal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da  Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

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Publicado

31.12.2024

Como Citar

SANTOS, Andreia dos; BARBOSA, Karina Junqueira. O uso de jogos como recurso didático por professores de Sociologia em Minas Gerais. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 45, n. 2, p. 331–340, 2024. DOI: 10.5433/1679-0383.2024v45n2p331. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/50787. Acesso em: 21 jun. 2025.