Metodologia ativa no ensino de Sociologia: RPG em tabuleiro “Jornada dos Guardiões da Floresta - Jogando com o Familiar e o Estranho”
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2024v45n2p207Palavras-chave:
Pedagógicos, Ensino de sociologia, Lei Federal 11.645/08Resumo
Este trabalho descreve o desenvolvimento do jogo educacional de RPG em tabuleiro “Jornada dos Guardiões da Floresta - Jogando com o Familiar e o Estranho”, concebido como parte integrante do Mestrado Profissional em Sociologia. O jogo, baseado em contos indígenas Munduruku (2004), visa ensinar Sociologia de forma lúdica e participativa, utilizando o RPG como metodologia ativa. Ele busca engajar os alunos de maneira interativa e imersiva, desafiando paradigmas tradicionais de aprendizado e enfatizando a valorização da alteridade. Ao explorar um pouco das cosmovisões indígenas, o jogo incentiva os alunos a entenderem o mundo através de uma lente cultural diferente, ampliando sua compreensão e sensibilidade para as diversas realidades culturais. Paralelamente, promove a reflexão sobre suas próprias identidades e valores, estimulando discussões significativas sobre percepções e preconceitos. O objetivo é promover o respeito e apreciação das diferenças étnicas e culturais, despertando o interesse dos educadores para utilizarem o jogo como uma ferramenta enriquecedora em sala de aula.
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