Educação para um projeto histórico vincular: compreendendo o feixe humanização e cultura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2023v44n2p269

Palavras-chave:

Objetificação, Projeto histórico vincular, Educação humanizadora, Decolonial, Cultura

Resumo

 O objetivo do presente trabalho é promover uma investigação acerca dos pressupostos culturais e paradigmáticos que sustentam a desumanização e objetificação dos sujeitos para, a partir disso, refletirmos acerca de uma educação libertadora por meio da cultura e de uma postura crítica em relação a ela. Por meio de um recorte de pensamento decolonial e uma pesquisa bibliográfica, procuraremos problematizar o conjunto de crenças e valores que sustentam as relações de dominação, evidenciando neste processo a importância de um projeto histórico/cultural vincular – enquanto contraposição e fonte de inspiração, presente nas comunidades tradicionais. Nesse sentido, procuraremos refletir a respeito da centralidade da cultura, com especial foco na cultura popular, para o exercício de uma educação humanizadora. Ressaltamos que tal educação deve integrar a liberdade no nível individual e social desvinculando suas práticas e conteúdos dos conjuntos de práticas e conteúdos provenientes do padrão colonizador, conectando a educação ao povo e às subjetividades e àquilo que da interação humana pode emergir conectando as liberdades.

Biografia do Autor

Jessyca Eiras Jatobá Santos, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Marília, São Paulo

Jaqueline Rodrigues Ferreira, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Marília, São Paulo

Referências

BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, Brasília, n. 11, p. 89-117, maio/ago. 2013. Dispo¬nível em: https://www.scielo.br/j/rbcpol/a/DxkN3kQ3XdYYPbwwXH55jhv/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-33522013000200004

BRANDÃO, Carlos Rodrigues; FAGUNDES, Mauricio Cesar Vitória. Cultura popular e educação popular: expressões da proposta Freireana para um sistema de educação. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 61, p. 89-106, jul./set. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/KmYHVqgFMPBfJTjXsRjFFvc/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 6 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.47204

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Círculo de Cultura. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (org.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. p. 69-70.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A educação como cultura. Memórias dos anos sessenta. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 23, n. 49, p. 377- 407, set./dez. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ha/a/JXKXLMzzHtJCsDBJ74gqndF/abstract/?lang=pt. Acesso em: 5 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-71832017000300014

CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia. São Paulo: Editora Brasiliense, 1988.

CARVALHO, Alonso. Os Deuses se acabaram, resta-nos o número: uma contribuição de Rudolfo Kush à educação. In: CARVALHO, Alonso (org.). Educação, ética, interculturalidade e saberes decoloniais. Marília: Oficina Universitária; São Pau¬lo: Cultura Acadêmica, 2022. p. 293- 312. DOI: https://doi.org/10.36311/2022.978-65-5954-212-3.p293-312

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 80. ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 5. ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

HUI, Yuk. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Edi¬tora, 2020.

JOY, Melanie. Powerarchy: understanding the psy¬chology of oppression for social transformation. Oakland: Barret-Koehler Publisher, 2019.

QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, euro¬centrismo e América Latina. In: LANDER, Edgar¬do (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Buenos Aires: Conselho Latino¬-Americano de Ciências Sociais - CLACSO, 2005.

SANCEVERINO, Adriana. Mediação pedagógica na educação de jovens e adultos: exigência exis¬tencial e política do diálogo como fundamento da prática. Revista Brasileira de Educação, Rio de Ja¬neiro, v. 21, n. 65, p. 455-475, abr./jun., 2016. Dis¬ponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/PmtDjXgVNZtGTjmh9XYHr4b/?lang=pt. Acesso em: 8 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216524

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma eco-logia de saberes. Revista Novos Estudos Cebrap, São Paulo - SP, n. 79, nov. 2007. Disponível em: http://www.br/scielo.php?script=sci-arttex&pis=S010-33002007000300004. Acesso em: 5 maio 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-33002007000300004

SANTOS, Jessyca Eiras Jatobá. Estudos sobre a condição animal: aspectos epistemológicos e éti¬cos. 2022. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual Paulista, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/235575. Acesso em: 24 fev. 2023.

SEGATO, Rita. Crítica da colonialidade em oito ensaios. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.

SEGATO, Rita. Contra pedagogías de la crueldad. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Promoter Libros, 2018.

TODOROV, Tzvetan. A conquista da América: a questão do outro. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

Downloads

Publicado

09.12.2022

Como Citar

SANTOS, Jessyca Eiras Jatobá; FERREIRA, Jaqueline Rodrigues. Educação para um projeto histórico vincular: compreendendo o feixe humanização e cultura. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 43, n. 2, p. 269–278, 2022. DOI: 10.5433/1679-0383.2023v44n2p269. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/47738. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre