Educação para um projeto histórico vincular: compreendendo o feixe humanização e cultura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2023v44n2p269

Palavras-chave:

Objetificação, Projeto histórico vincular, Educação humanizadora, Decolonial, Cultura

Resumo

 O objetivo do presente trabalho é promover uma investigação acerca dos pressupostos culturais e paradigmáticos que sustentam a desumanização e objetificação dos sujeitos para, a partir disso, refletirmos acerca de uma educação libertadora por meio da cultura e de uma postura crítica em relação a ela. Por meio de um recorte de pensamento decolonial e uma pesquisa bibliográfica, procuraremos problematizar o conjunto de crenças e valores que sustentam as relações de dominação, evidenciando neste processo a importância de um projeto histórico/cultural vincular – enquanto contraposição e fonte de inspiração, presente nas comunidades tradicionais. Nesse sentido, procuraremos refletir a respeito da centralidade da cultura, com especial foco na cultura popular, para o exercício de uma educação humanizadora. Ressaltamos que tal educação deve integrar a liberdade no nível individual e social desvinculando suas práticas e conteúdos dos conjuntos de práticas e conteúdos provenientes do padrão colonizador, conectando a educação ao povo e às subjetividades e àquilo que da interação humana pode emergir conectando as liberdades.

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Biografia do Autor

Jessyca Eiras Jatobá Santos, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Marília, São Paulo

Jaqueline Rodrigues Ferreira, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Marília, São Paulo

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Publicado

09.12.2022

Como Citar

SANTOS, Jessyca Eiras Jatobá; FERREIRA, Jaqueline Rodrigues. Educação para um projeto histórico vincular: compreendendo o feixe humanização e cultura. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 43, n. 2, p. 269–278, 2022. DOI: 10.5433/1679-0383.2023v44n2p269. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/47738. Acesso em: 5 nov. 2024.

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Artigos Seção Livre