Avaliação do Processo Ensino·Aprendizagem na FAEFIJA
Palavras-chave:
Avaliação, Prática avaliativa, Proposta pedagógica, Trabalho coletivoResumo
O presente estudo surgiu da constatação da dificuldade demonstrada por alunos e professores da Faculdade de Educação Física de Jacarezinho - FAEFIJA / PR, de realizarem uma avaliação coerente com os princípios democráticos desejados pela escola. Procurou-se desenvolver este trabalho através da Metodologia da Problematizarão, inspirada no "Método do Arco” de Charles Maguerez, durante a realização da Disciplina Didática e Fundamentos de Ensino - Mestrado em Educação / UEL. Algumas situações foram desvendadas, possibilitando, a partir do interesse e necessidade da comunidade em questão, propor hipóteses de solução que estão sendo transformadas em ações concretas e implantadas gradativamente através de um trabalho coletivo.Downloads
Referências
BERBEL. N. A. N. Metodologia da problematização: uma alternativa metodológica apropriada para o ensino superior. Semina. Londrina, v. 00, n. 00, p. 1-12, 1994.
BERBEL, N. A. N. Reflexões sobre os aspectos pedagógicos da avaliação no processo ensino aprendizagem no 3º grau. local : FAEFIJA. 1995. 8p. (mimeo)
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO. Parecer 215/87: reestruturação dos cursos de graduação em educação física, sua nova caracterização. mínimos de duração e conteúdo. Brasília: Conselho Federal, 1987.
HOFFMANN. J. M. L. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré - escola à universidade. Educação e Realidade, Porto Alegre, 4ª edição, p. 41, 1993.
HOFFMANN. J. M. L. Uma parceria entre avaliação mediadora e educação matemática: o inicio de um diálogo. Ensaios, Rio de Janeiro, v. 2, p., out./dez. 1994.
LlBÂNEO. J. C. Didática. São Paulo : Cortez, 1991.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: um ato amoroso. UFBA, 1995. 10p. (mimeo).
LUCKESI, C. C. "Avaliação educacional escolar: para além do autoritarismo. Revista de Educação AEC. Brasília, v. 15, n. 60, p. 23-37, abr./jul. 1986.
LUCKESI. C. C. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez. 1995.
MEDINA, J. P. S. O brasileiro e seu corpo: educação e política do corpo. Campinas: Papirus, 1987.
SOUZA, S. Z. L. A prática avaliativa na escola de 1º grau. In: SOUZA, C. P. (org.). Avaliação de rendimento escolar. Campinas: Papirus, 1991. p. 83-106.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.