Evasão na Escola Estadual do Conjunto Novo Amparo (Londrina), no Período Noturno do Curso Supletivo Fase II: Estudo Através da Metodologia da Problematização
Palavras-chave:
Evasão Escolar, Ensino Noturno, Ensino Supletivo, Qualidade de EnsinoResumo
Diante de uma evasão de 44% na Escola Estadual do Conjunto Novo Amparo - Londrina, utilizando da Metodologia de Problematização, buscou·se realizar um estudo a partir do seguinte problema: "Quais as razões da alta taxa de evasão na Escola Estadual do Conjunto Novo Amparo, no período noturno do Curso Supletivo Fase II"? Destacou-se para estudo os seguintes pontos chaves: O Curso Noturno, o Ensino Supletivo, os Profissionais de Educação, o Corpo Discente, alguns aspectos Psico-sócio-econômico·políticos e culturais e a qualidade de Ensino. Dentro de cada um desses aspectos buscou-se verificar as contribuições da literatura para análise do problema de forma relacionada com os dados colhidos na própria realidade, tendo em vista encontrar possíveis soluções. Entre as hipóteses de solução estão as de se evitar que esse aluno se afaste da escola por qualquer motivo, pois fazê-lo retomar é mais difícil; compor e/ou preparar uma equipe pedagógica que tenha vontade política e capacidade profissional; criar um ambiente de maior integração e melhor relacionamento entre alunos, pais e comunidade na escola juntamente com os professores que nela atuam, tendo em vista a melhoria da qualidade desse ensino. Nesse sentido, ações concretas já estão sendo encaminhadas.Downloads
Referências
BANDURA, Albert. Human Agency in Social Cognitive Theory. American Psychologist. v. 44, n. 9, p. 1175-1184, 1989.
BORDANAVE, Juan Díaz; PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de ensino-aprendizagem. 4. ed. Petrópolis: Vozes. 1982.
BRANDÃO, Zaia et aI. apud. PAIVA, Vanilda (org.). Perspectivas e dilemas da Educação Popular. Rio de Janeiro: Graal, 1984.
BROPHY. Jere. Conceptualizing Student Motivation. Education Psychologist, v. 18, n. 2, p. 200-215, 1983.
CARVALHO, Celia Pezzolo de. Ensino noturno realidade e ilusão. 6. ed. São Paulo: Cortez. 1989.
FRANCO, Maria Laura P. Barbosa. Qualidade de Ensino: velho tema, novo enfoque. Caderno de Pesquisa. n. 83. p. 64-70. nov. 1992.
HADDAD. Sergio. Escola para o trabalhador (uma experiência de ensino supletivo noturno para trabalhadores. In: ARROYO. Miguel G. (org.). Da escola carente. à escola possível. 2. ed. São Paulo: Loyola, 1986. p.155-183.
KOCH. Zenir Maria (coord.). Avaliação das experiências de educação de jovens/adultos de Santa Catarina. INEP. Série documental: Relato de Pesquisa. Brasília, n. 13, p. 1-19, out. I993.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar: um ato amoroso. FACED/UFBA. 1994. 10 p. (mimeo.)
NERI, Anita Liberalesso. A Motivação. Do estudante? In: LA PUENTE. M. de (org.). Tendências Contemporâneas em Psicologia da Motivação. São Paulo: Cortez, 1982. p. 203-220.
PAIVA, Vanilda. Anos 90: as novas tarefas da educação dos adultos na América Latina. In: ENCONTRO LATINO-AMERICANO SOBRE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES: Anais. Brasília, p. 33, 1994.
SILVA, Alberto Carvalho da. Pobreza, desenvolvimento mental e desempenho escolar. Caderno de pesquisa, n. 29, p. 7-9, jun. 1979.
SPOSITO, Marília Pontes. Expansão do Ensino e Classes Populares. São Paulo, Suplemento de Ciência e Cultura, v. 32, n. 7.
TOMAZ, Iêda Viana. Introdução. Currículo Básico de educação de adultos fase l e II. 2. ed. [S.I.I : SEED/DESU/PR. ago. 1994. p. 5-7.
ZIBAS, Dagmar M. L. Ensino noturno de 2º Grau: a Voz do Corpo Docente. Caderno de Pesquisa, n. 78. p. 41-50, ago. 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.