Metodologia da problematização - Alternativa metodológica viável para a disciplina de fundamentos de enfermagem?
Palavras-chave:
Ensino de enfermagem, Fundamentos de enfermagem, Metodologia da problematização, Proposta curricular de enfermagemResumo
A proposta deste estudo foi constatar junto ao grupo de docentes da viabilidade de aplicação da metodologia da problemática são a disciplina de fundamentos de enfermagem na qual a necessidade de inovar metodologicamente energia no momento em que as disciplinas do curso de enfermagem deveria se inserir na nova proposta curricular que aponta em seus princípios roteadores descritas no projeto pedagógico a utilização de metodologia que favorece a formação de profissionais a teclados e compromisso azuis com o contexto sócio político e histórico na área da saúde. Também foi ponto inquietante e proporção da mudança na disciplina a preocupação central desta em ensinar os procedimentos de enfermagem valorizando o aspecto técnico através dos conceitos e diretrizes da metodologia da problematização para a realização deste trabalho foram desenvolvidas as etapas da Observação da Realidade com constatação do problema a necessidade de metodologia inovadora o levantamento dos pontos Chaves a nova proposta curricular a metodologia da problematização e a busca de informações junto a docentes que teriam vivenciado a metodologia a partir da Teorização com o estudo e análise dos pontos citados optou-se como Hipótese de Solução pela realização de uma oficina de trabalho envolvendo os docentes da disciplina dentre as conclusões apresentadas pelo grupo de docentes inclusas na etapa da Aplicação à Realidade fortaleceu-se afirmação dá credibilidade na utilização da metodologia da problematização como método viável e eficaz no processo ensino-aprendizagem da disciplinaDownloads
Referências
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