Formar cidadãos crítico-reflexivos: a contribuição da matemática
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2007v28n1p81Palavras-chave:
Conhecimento matemático, Enfoque CTS, Educação.Resumo
Diante do avanço científico-tecnológico a que estamos submetidos, torna-se cada vez mais necessário que a população, além de ter acesso às informações acerca de desenvolvimento, possa ter também condições de avaliar e participar das decisões que venham atingir o meio onde vive. Cada área do conhecimento precisa contribuir, para levar o cidadão a participar com iniciativas que levem as pessoas ao desenvolvimento do senso avaliativo, e, conseqüentemente a reflexões mais críticas acerca dos elementos que envolvem a ciência, a tecnologia e o contexto social. Dessa forma, também a matemática precisa ser vista como uma linguagem utilizada genericamente pela ciência para a descrição de fenômenos diversos. Desse modo, cabe aprofundar seu conhecimento dos procedimentos matemáticos de enfrentamento e resolução de situações-problema presentes no contexto científico-tecnológico e social, enfatizando a relação de interdependência desse conhecimento com o contexto. Sendo assim, neste trabalho, propomos a discussão, da possibilidade de trazer para sala de aula, um enfoque para a educação matemática, com o objetivo de contribuir para a formação de cidadãos reflexivos e questionadores.
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