Formar cidadãos crítico-reflexivos: a contribuição da matemática
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2007v28n1p81Palabras clave:
Conhecimento matemático, Enfoque CTS, Educação.Resumen
Diante do avanço científico-tecnológico a que estamos submetidos, torna-se cada vez mais necessário que a população, além de ter acesso às informações acerca de desenvolvimento, possa ter também condições de avaliar e participar das decisões que venham atingir o meio onde vive. Cada área do conhecimento precisa contribuir, para levar o cidadão a participar com iniciativas que levem as pessoas ao desenvolvimento do senso avaliativo, e, conseqüentemente a reflexões mais críticas acerca dos elementos que envolvem a ciência, a tecnologia e o contexto social. Dessa forma, também a matemática precisa ser vista como uma linguagem utilizada genericamente pela ciência para a descrição de fenômenos diversos. Desse modo, cabe aprofundar seu conhecimento dos procedimentos matemáticos de enfrentamento e resolução de situações-problema presentes no contexto científico-tecnológico e social, enfatizando a relação de interdependência desse conhecimento com o contexto. Sendo assim, neste trabalho, propomos a discussão, da possibilidade de trazer para sala de aula, um enfoque para a educação matemática, com o objetivo de contribuir para a formação de cidadãos reflexivos e questionadores.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Semina: Ciências Sociais e Humanas adopta la licencia CC-BY-NC para sus publicaciones, siendo el copyright del autor, en los casos de republicación recomendamos que los autores indiquen la primera publicación en esta revista.
Esta licencia permite copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato, remezclarlo, transformarlo y desarrollarlo, siempre que no sea con fines comerciales. Y debe darse el debido crédito al creador.
Las opiniones expresadas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.
La revista se reserva el derecho de introducir cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales para mantener el nivel culto de la lengua y la credibilidad del vehículo. No obstante, respetará el estilo de redacción de los autores. Los cambios, correcciones o sugerencias de carácter conceptual se enviarán a los autores cuando sea necesario.