Frentes de trabalho como políticas públicas: uma visão sob o prisma da Ética Aristotélica

Autores

  • Juliane Caravieri Martins Gambá Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2007v28n1p59

Palavras-chave:

Frentes de trabalho, Dignidade humana, Ética, Políticas públicas.

Resumo

As frentes de trabalho estão sendo implementadas pelo Estado-Administração como políticas públicas sociais, mas estão em total desacordo com a ética aristotélica, ferindo as três realizações necessárias para que se atinja a felicidade suprema (possuir bens materiais, ter prazer e possuir excelência moral e intelectual), que constituem o bem comum dos cidadãos. Na realidade, essas políticas públicas são formas ilegais e imorais de contração de trabalhadores pelo Estado-Administração para a prestação pessoal de serviços, mediante o pagamento de diárias, em desconformidade com o artigo 37, inciso II e § 2º da Carta Magna e, principalmente, com os preceitos éticos pregados por Aristóteles. A implementação dessas políticas públicas de emprego não conduz ao bem supremo e nem à felicidade dos cidadãos, pois o homem se transforma em objeto descartável no sistema capitalista.

 

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliane Caravieri Martins Gambá, Universidade Estadual Paulista

 

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual Paulista; Graduada em Direito e Especialista em Economia Empresarial pela Universidade Estadual de Londrina; Especialista em Direito do Trabalho pela Universidade Braz Cubas e Mestranda em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Downloads

Publicado

29.06.2007

Como Citar

GAMBÁ, J. C. M. Frentes de trabalho como políticas públicas: uma visão sob o prisma da Ética Aristotélica. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 28, n. 1, p. 59–68, 2007. DOI: 10.5433/1679-0383.2007v28n1p59. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/3774. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre