As ações assistenciais promovidas pelas igrejas pentecostais e suas expressões na política de assistência social do município de Londrina
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2007v28n1p45Palavras-chave:
Religião, Igreja Pentecostal, Assistência Social, Gestão.Resumo
Ao longo dos últimos 30 anos, observamos mudanças significativas no campo religioso protestante, como a “pentecostalização” dos grupos históricos protestantes, a ampliação da presença na arena política e, o que nos interessa desenvolver nesse artigo, as mudanças no comportamento das igrejas evangélicas pentecostais em face dos dos problemas sociais que se apresentam no cotidiano da realidade do município de Londrina e do Brasil. Isso tem levado pastores e fiéis a adotarem ações que vão além de uma resposta na esfera espiritual a situações como fome, desemprego, uso e dependência de entorpecentes químicos. Mas, qual a motivação dessas igrejas em estarem voltando-se para a área sócio-assistencial? Quais as conseqüências de suas ações para a política de assistência social? Questões que pretendemos abordar, suscitando novas indagações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.