O Shopping Center planejado, como gerador de um novo (sub) centro de desenvolvimento: o exemplo do Catuaí Shopping Center de Londrina

Autores

  • Maria Luiza Fava Grassiotto Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2007v28n1p3

Palavras-chave:

Centro Comercial, Shopping Center, Centro Multifuncional.

Resumo

Dejan Sudjic (1999) considera os shopping centers, ao lado dos modernos aeroportos e museus, como importantes marcos de referência da nova paisagem urbana, espaços “públicos” chaves na definição da cidade contemporânea. São megacomplexos que geram competição econômica entre as cidades, estabelecendo suas áreas de influência. Empreendimentos concentradores de população, despertam interesses culturais, que independentemente da escala e sem causar o intenso crescimento das cidades, lhes dão estrutura, forma e identidade. Este texto, após uma breve caracterização da multifuncionalidade e das tipologias de shopping centers existentes, concentra-se na história do Catuaí Shopping Center de Londrina, e a dinâmica de seu processo evolutivo. Questões como: a expansão e valorização imobiliária do entorno; o poder de atração de investimentos e de novas atividades, além de sua performance como agente modificador do uso do solo, são discutidas. Enfim, salienta-se o papel do centro comercial como instrumento de progresso ao seu redor, de transformação social e mudança de comportamento, propiciando no decorrer de seu processo evolutivo, o desenvolvimento de um (sub) centro característico e uma nova centralidade.

 

 

Biografia do Autor

Maria Luiza Fava Grassiotto, Universidade Estadual de Londrina

 

Arquiteta, geógrafa, professora e pesquisadora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mestre e Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP), Coordenadora do Colegiado do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UEL. - Rua Tupi, 619, CEP: 86020-350 – Londrina-Pr. – Tel/ Fax 0** 43 3323-9452.

Downloads

Publicado

29.06.2007

Como Citar

GRASSIOTTO, Maria Luiza Fava. O Shopping Center planejado, como gerador de um novo (sub) centro de desenvolvimento: o exemplo do Catuaí Shopping Center de Londrina. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 28, n. 1, p. 3–22, 2007. DOI: 10.5433/1679-0383.2007v28n1p3. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/3771. Acesso em: 21 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)