A formação do administrador no ensino de graduação: uma reflexão
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2006v27n2p187Palavras-chave:
Administração, Ensino de administração, Formação de administradores., Curso de administração.Resumo
Neste artigo, busca-se contribuir para o processo de reflexão critica acerca da formação profissional de administradores nos cursos de graduação, a partir de uma de suas principais fragilidades empiricamente observáveis: a fragmentação do ensino, com ênfase no repasse do conhecimento técnico-conceitual, e a decorrente ausência de adequada visão geral e sistêmica de organização/empresa. Para construir uma melhor compreensão do problema, quatro questões fundamentais são consideradas: a origem dos cursos de Administração no Brasil, o que explica a ênfase na técnica; a complexidade organizacional como objeto da Administração, assunto que acaba por construir controvertidas visões de administração e do trabalho do administrador; o paradigma dominante na produção do conhecimento e o modo como ele repercute até hoje na reprodução do conhecimento dentro dos cursos superiores; e os projetos pedagógicos dos cursos de Administração, discutindo os problemas relacionados com suas premissas e práticas e, também, com as estruturas institucionais para sua operacionalização. As discussões e análises desenvolvidas sugerem, como conclusão, a clara necessidade de novas concepções relativas ao processo de formação do administrador profissional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Paulo da Costa Lopes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
















