Formação na clínica: uma experiência inicial com crianças e famílias orientada pela Psicanálise

Autores

  • Maria Ângela Fávero-Nunes Universidade Paulista - Unip

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2019v40n1p63

Palavras-chave:

Criança, Famílias, Formação profissional, Psicanálise, Psicologia clínica.

Resumo

A complexidade dos problemas atuais tem impulsionado um constante aprimoramento da formação clínica do estagiário de Psicologia que atende às diversas demandas do sujeito contemporâneo. O presente estudo teórico-clínico pretendeu refletir sobre a formação da atitude clínica do aluno de Psicologia a partir de uma experiência inicial de atendimento grupal a crianças e pais, em modalidade de avaliação/intervenção orientada pela Psicanálise. Utilizou-se material clínico das transcrições, observações e supervisões das sessões ocorridas em uma clínica-escola. As queixas iniciais de problemas de aprendizagem e dificuldades na escola puderam ser ampliadas. Uma insegurança foi inicialmente vivida pelos estagiários diante do encontro com as diversidades e familiaridades, com posterior construção de vínculos dentro do grupo e maior envolvimento dos pais nas dificuldades das crianças. As supervisões permitiram a análise de aspectos inconscientes das relações, transferência e contratransferência, considerando a capacidade negativa implicada no atendimento; o supervisor buscou acompanhar os estagiários na metabolização dessa experiência emocional. Eles puderam aprimorar observações, interligar conhecimentos teórico-técnicos com a prática, construir reflexões sobre a postura profissional e a atitude clínica.

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Biografia do Autor

Maria Ângela Fávero-Nunes, Universidade Paulista - Unip

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – IPUSP. Professora Titular da Universidade Paulista - Unip, campus Ribeirão Preto.

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Publicado

15.05.2019

Como Citar

FÁVERO-NUNES, Maria Ângela. Formação na clínica: uma experiência inicial com crianças e famílias orientada pela Psicanálise. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 40, n. 1, p. 63–76, 2019. DOI: 10.5433/1679-0383.2019v40n1p63. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/34423. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê