A recepção do direito romano nos direitos da família romano-germânica: o caso do direito francês

Autores

  • André Olavo Leite Conservatoire National des Arts et Métiers

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2016v37n2p221

Palavras-chave:

Direito comparado, História do direito, Direito romano

Resumo

A chamada família romano-germânica de direitos, também conhecida como família do direito civil, corresponde ao grupo dos sistemas jurídicos que tradicionalmente traçam suas origens até o direito romano e as codificações justinianas, e que se identificam como portadoras de uma série de características deste. A partir do exemplo do direito francês, este trabalho trata da permanência de elementos do direito romano nos direitos contemporâneos da família romano-germânica de direitos, mostrando que a sua incorporação a esses direitos se dá em ao menos dois níveis distintos, isso é, a recepção do direito e a recepção da ciência do direito, que correspondem respectivamente à permanência de conteúdos do direito romano e à permanência das categorias lógicas e dos modos de articulação do direito romano. De forma a ilustrar como se dá esse processo, o trabalho primeiro busca mostrar a pluralidade de formas com que ocorreu a interação entre o direito romano e o direito existente no atual território francês, apresentando de forma sucinta a evolução desse direito. Na sequência, trata-se da recepção do direito romano pelos direitos contemporâneos, e das discussões sobre como essa sua influência pode ser identificada e sobre quais elementos do direito ela se concentra. Isso permite distinguir a recepção da ciência do direito da recepção do direito, e que se insista na tese de que embora nem sempre seja possível retraçar até Roma as origens de conteúdos dos direitos da família romano-germânica, a suas estruturas e modos operatórios são sim tributários do direito romano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Olavo Leite, Conservatoire National des Arts et Métiers

Doutorando em direito do Conservatoire National des Arts et Métiers (Paris, França), com tese em cotutela com o Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, Brasil). Bolsista da École Doctorale Abbé Gregoire (Paris, França). Membro do laboratório GeF (ESGT, Le Mans, França);

Downloads

Publicado

08.06.2017

Como Citar

OLAVO LEITE, André. A recepção do direito romano nos direitos da família romano-germânica: o caso do direito francês. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 37, n. 2, p. 221–224, 2017. DOI: 10.5433/1679-0383.2016v37n2p221. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/24562. Acesso em: 6 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre