Os enunciados científicos no ensino médio e as práticas para a formação do sujeito-químico
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2016v37n2p211Palavras-chave:
Enunciado. Prática discursiva, Naturalização, Ensino de CiênciasResumo
O trabalho procura problematizar os processos de naturalização de determinados enunciados químicos e deslocar o olhar, dos saberes químicos, para um conjunto de práticas que regulam a forma como os alunos do Ensino Médio produzem conhecimento químico, para então, entender como os saberes químicos são produzidos por determinados discursos. Como estratégias, a metodologia foi parte constitutiva da representação investigativa e foi composta no próprio caminhar da pesquisa, as técnicas etnográficas foram utilizadas para a coleta e registro de dados. As análises desses dados foram construídas com base na análise do discurso foucaultiano, que permitiu conhecer os processos pelos quais os alunos apropriam os enunciados químicos e os colocam em funcionamento. Os discursos vão incorporados os termos próprios da química, que passam a funcionar em uma nova rede discursivaMétricas
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