O que dizem os documentos oficiais sobre o manual do professor de coleções didáticas de língua inglesa?
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2014v35n1p7Palavras-chave:
Programa Nacional do Livro Didático, Coleções didáticas, Manual do professor, Língua inglesa.Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar os editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2011 e 2014, os quais apresentam os critérios para a análise de coleções didáticas destinadas aos alunos do segundo ciclo do ensino fundamental. As coleções a que se referem os documentos são compostas de livro do aluno (LA) e do seu respectivo manual do professor, (doravante MP). O foco deste artigo é constituído pelos critérios destinados mais especificamente ao MP, visto que busco identificar as prescrições estabelecidas para a produção de MPs de livros didáticos em geral e de línguas estrangeiras (LE), em particular, nos editais mencionados. A análise foi realizada com base nos pressupostos teóricos e metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999). Foi possível verificar que os editais enfatizam o valor da análise das coleções didáticas realizada pela equipe analista, a qual visa a incentivar a produção de materiais cada vez mais adequados às necessidades da educação pública brasileira. Esta pretende garantir que os LDs apresentem informações corretas, adequadas e atualizadas e, assim, contribuam para o trabalho do professor, oferecendo oportunidades de desenvolver ativamente habilidades envolvidas no processo de ensino e aprendizagem.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.