O que dizem os documentos oficiais sobre o manual do professor de coleções didáticas de língua inglesa?

Autores

  • Cristina Mott Fernandez Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2014v35n1p7

Palavras-chave:

Programa Nacional do Livro Didático, Coleções didáticas, Manual do professor, Língua inglesa.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar os editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2011 e 2014, os quais apresentam os critérios para a análise de coleções didáticas destinadas aos alunos do segundo ciclo do ensino fundamental. As coleções a que se referem os documentos são compostas de livro do aluno (LA) e do seu respectivo manual do professor, (doravante MP). O foco deste artigo é constituído pelos critérios destinados mais especificamente ao MP, visto que busco identificar as prescrições estabelecidas para a produção de MPs de livros didáticos em geral e de línguas estrangeiras (LE), em particular, nos editais mencionados. A análise foi realizada com base nos pressupostos teóricos e metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999). Foi possível verificar que os editais enfatizam o valor da análise das coleções didáticas realizada pela equipe analista, a qual visa a incentivar a produção de materiais cada vez mais adequados às necessidades da educação pública brasileira. Esta pretende garantir que os LDs apresentem informações corretas, adequadas e atualizadas e, assim, contribuam para o trabalho do professor, oferecendo oportunidades de desenvolver ativamente habilidades envolvidas no processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Mott Fernandez, Universidade Estadual de Maringá

Professora de língua inglesa desde 1988 no Instituto de Línguas da Universidade Estadual de Maringá, Mestrado e Doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

28.06.2014

Como Citar

FERNANDEZ, Cristina Mott. O que dizem os documentos oficiais sobre o manual do professor de coleções didáticas de língua inglesa?. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 35, n. 1, p. 7–24, 2014. DOI: 10.5433/1679-0383.2014v35n1p7. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/18341. Acesso em: 2 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê