O que dizem os documentos oficiais sobre o manual do professor de coleções didáticas de língua inglesa?
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2014v35n1p7Palabras clave:
Programa Nacional do Livro Didático, Coleções didáticas, Manual do professor, Língua inglesa.Resumen
O objetivo deste estudo foi analisar os editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2011 e 2014, os quais apresentam os critérios para a análise de coleções didáticas destinadas aos alunos do segundo ciclo do ensino fundamental. As coleções a que se referem os documentos são compostas de livro do aluno (LA) e do seu respectivo manual do professor, (doravante MP). O foco deste artigo é constituído pelos critérios destinados mais especificamente ao MP, visto que busco identificar as prescrições estabelecidas para a produção de MPs de livros didáticos em geral e de línguas estrangeiras (LE), em particular, nos editais mencionados. A análise foi realizada com base nos pressupostos teóricos e metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999). Foi possível verificar que os editais enfatizam o valor da análise das coleções didáticas realizada pela equipe analista, a qual visa a incentivar a produção de materiais cada vez mais adequados às necessidades da educação pública brasileira. Esta pretende garantir que os LDs apresentem informações corretas, adequadas e atualizadas e, assim, contribuam para o trabalho do professor, oferecendo oportunidades de desenvolver ativamente habilidades envolvidas no processo de ensino e aprendizagem.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Semina: Ciências Sociais e Humanas adopta la licencia CC-BY-NC para sus publicaciones, siendo el copyright del autor, en los casos de republicación recomendamos que los autores indiquen la primera publicación en esta revista.
Esta licencia permite copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato, remezclarlo, transformarlo y desarrollarlo, siempre que no sea con fines comerciales. Y debe darse el debido crédito al creador.
Las opiniones expresadas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.
La revista se reserva el derecho de introducir cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales para mantener el nivel culto de la lengua y la credibilidad del vehículo. No obstante, respetará el estilo de redacción de los autores. Los cambios, correcciones o sugerencias de carácter conceptual se enviarán a los autores cuando sea necesario.