O que dizem os documentos oficiais sobre o manual do professor de coleções didáticas de língua inglesa?

Autores/as

  • Cristina Mott Fernandez Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2014v35n1p7

Palabras clave:

Programa Nacional do Livro Didático, Coleções didáticas, Manual do professor, Língua inglesa.

Resumen

O objetivo deste estudo foi analisar os editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2011 e 2014, os quais apresentam os critérios para a análise de coleções didáticas destinadas aos alunos do segundo ciclo do ensino fundamental. As coleções a que se referem os documentos são compostas de livro do aluno (LA) e do seu respectivo manual do professor, (doravante MP). O foco deste artigo é constituído pelos critérios destinados mais especificamente ao MP, visto que busco identificar as prescrições estabelecidas para a produção de MPs de livros didáticos em geral e de línguas estrangeiras (LE), em particular, nos editais mencionados. A análise foi realizada com base nos pressupostos teóricos e metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999). Foi possível verificar que os editais enfatizam o valor da análise das coleções didáticas realizada pela equipe analista, a qual visa a incentivar a produção de materiais cada vez mais adequados às necessidades da educação pública brasileira. Esta pretende garantir que os LDs apresentem informações corretas, adequadas e atualizadas e, assim, contribuam para o trabalho do professor, oferecendo oportunidades de desenvolver ativamente habilidades envolvidas no processo de ensino e aprendizagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cristina Mott Fernandez, Universidade Estadual de Maringá

Professora de língua inglesa desde 1988 no Instituto de Línguas da Universidade Estadual de Maringá, Mestrado e Doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina.

Publicado

2014-06-28

Cómo citar

FERNANDEZ, Cristina Mott. O que dizem os documentos oficiais sobre o manual do professor de coleções didáticas de língua inglesa?. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 35, n. 1, p. 7–24, 2014. DOI: 10.5433/1679-0383.2014v35n1p7. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/18341. Acesso em: 2 oct. 2024.

Número

Sección

Dossiê

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.