Livros didáticos e a perspectiva sociointeracionista: a necessidade de coerência para a avaliação do PNLD
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2014v35n1p57Palavras-chave:
PNLD, Gêneros, Língua Inglesa, EnsinoResumo
A aprendizagem de língua inglesa pode ser um processo muito mais significativo, quando alunos e professores podem recorrer ao uso de materiais didáticos de qualidade e coerentes com as orientações oficiais vigentes de ensino. Em relação ao contexto de ensino de inglês, nos 3º e 4º ciclos do ensino fundamental das escolas públicas brasileiras, o processo de seleção desses materiais acontece por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), ministrado pelo MEC (Ministério da educação). Embora o programa já tenha passado por diversas edições, os materiais da disciplina de Língua Inglesa só foram inseridos no processo de seleção a partir do edital referente ao ano de 2011. Nessa seleção, foram aprovadas, em meio a um total de 26 inscritas, apenas duas obras (Keep in mind e Links! English for teens). A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar a segunda coleção mencionada e verificar se há coerência entre as propostas de compreensão e produção escrita referente à coleção Links!English for teens e os itens propostos pelo edital de inscrição no PNLD e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Para tanto, ela se concentrará nas atividades das referidas habilidades do volume 6 de tal coleção. Os resultados da pesquisa demonstram que o conjunto de atividades analisado não contempla os requisitos de leitura e escrita propostos pelo referido documento, assim como não atende a diversos requisitos do edital do PNLD, referentes a essas mesmas habilidades. Diante de tais resultados, apresentaremos uma proposta de adaptação relativa a cada habilidade analisada.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.