Livros didáticos e a perspectiva sociointeracionista: a necessidade de coerência para a avaliação do PNLD
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2014v35n1p57Palabras clave:
PNLD, Gêneros, Língua Inglesa, EnsinoResumen
A aprendizagem de língua inglesa pode ser um processo muito mais significativo, quando alunos e professores podem recorrer ao uso de materiais didáticos de qualidade e coerentes com as orientações oficiais vigentes de ensino. Em relação ao contexto de ensino de inglês, nos 3º e 4º ciclos do ensino fundamental das escolas públicas brasileiras, o processo de seleção desses materiais acontece por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), ministrado pelo MEC (Ministério da educação). Embora o programa já tenha passado por diversas edições, os materiais da disciplina de Língua Inglesa só foram inseridos no processo de seleção a partir do edital referente ao ano de 2011. Nessa seleção, foram aprovadas, em meio a um total de 26 inscritas, apenas duas obras (Keep in mind e Links! English for teens). A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar a segunda coleção mencionada e verificar se há coerência entre as propostas de compreensão e produção escrita referente à coleção Links!English for teens e os itens propostos pelo edital de inscrição no PNLD e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Para tanto, ela se concentrará nas atividades das referidas habilidades do volume 6 de tal coleção. Os resultados da pesquisa demonstram que o conjunto de atividades analisado não contempla os requisitos de leitura e escrita propostos pelo referido documento, assim como não atende a diversos requisitos do edital do PNLD, referentes a essas mesmas habilidades. Diante de tais resultados, apresentaremos uma proposta de adaptação relativa a cada habilidade analisada.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Semina: Ciências Sociais e Humanas adopta la licencia CC-BY-NC para sus publicaciones, siendo el copyright del autor, en los casos de republicación recomendamos que los autores indiquen la primera publicación en esta revista.
Esta licencia permite copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato, remezclarlo, transformarlo y desarrollarlo, siempre que no sea con fines comerciales. Y debe darse el debido crédito al creador.
Las opiniones expresadas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.
La revista se reserva el derecho de introducir cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales para mantener el nivel culto de la lengua y la credibilidad del vehículo. No obstante, respetará el estilo de redacción de los autores. Los cambios, correcciones o sugerencias de carácter conceptual se enviarán a los autores cuando sea necesario.