Ser ou ter um corpo? a problemática psíquico/somática a partir da metapsicologia freudiana –
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2014v35n1p89Palavras-chave:
Saúde, Psicologia, Psicanálise, Psicossomática, CorpoResumo
A metapsicologia freudiana nos brinda com riquíssimas reflexões sobre as relações entre aparelho psíquico e corpo orgânico. Reflexões estas muito pertinentes para o avanço de pesquisas na área da saúde, que necessitem de uma maior compreensão sobre a clássica dicotomia “Corpo X Mente”. Este artigo realiza, pois, alguns apontamentos acerca de tal dicotomia, especificamente, a partir das viradas teóricas pelas quais Freud passou ao longo de sua obra, no que tange à questão do desenvolvimento humano, nas suas vertentes psíquica e somática. Para tanto, decidimos organizar este texto, seguindo a trilha da teoria pulsional freudiana, priorizando, assim, especialmente o vértice econômico da sua metapsicologia.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.