Representações sociais da física newtoniana: um estudo com professores do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2012v33n1p3Palavras-chave:
Representações sociais, Ensino de Física, Física de Newton. Conhecimento escolar, Conhecimento científico.Resumo
Este trabalho tem como finalidade apresentar os resultados do estudo das Representações Sociais que professores de Física da cidade de Maringá e região adjacente elaboram sobre a Física Newtoniana. O tratamento dos dados da pesquisa se deu pela Teoria da análise de conteúdo da Bardin, que nos permitiu compreender as reconstruções e ressignificações que os docentes fazem sobre a Física newtoniana em situações de ensino. Metodologicamente, foi aplicado um questionário com duas partes a oito professores que ministram a disciplina Física no ensino médio de escolas públicas. Constatou-se que, entre oito professores, um representava a Física newtoniana recorrendo à Física de Newton. Os outros sete professores se utilizaram de elementos do cotidiano para ressignificar a Física de Newton, em um processo que envolve desfalque, distorção e suplementação do objeto social investigado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.