Representações sociais da física newtoniana: um estudo com professores do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2012v33n1p3Palavras-chave:
Representações sociais, Ensino de Física, Física de Newton. Conhecimento escolar, Conhecimento científico.Resumo
Este trabalho tem como finalidade apresentar os resultados do estudo das Representações Sociais que professores de Física da cidade de Maringá e região adjacente elaboram sobre a Física Newtoniana. O tratamento dos dados da pesquisa se deu pela Teoria da análise de conteúdo da Bardin, que nos permitiu compreender as reconstruções e ressignificações que os docentes fazem sobre a Física newtoniana em situações de ensino. Metodologicamente, foi aplicado um questionário com duas partes a oito professores que ministram a disciplina Física no ensino médio de escolas públicas. Constatou-se que, entre oito professores, um representava a Física newtoniana recorrendo à Física de Newton. Os outros sete professores se utilizaram de elementos do cotidiano para ressignificar a Física de Newton, em um processo que envolve desfalque, distorção e suplementação do objeto social investigado.
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