Formação inicial de professores de química: a utilização dos relatórios de observação de aulas como instrumentos de pesquisa

Formação inicial de professores de química: a utilização dos relatórios de observação de aulas como instrumentos de pesquisa

Autores

  • Fabiele Cristiane Dias Broietti Universidade Estadual de Londrina
  • Sonia Regina Giancoli Barreto Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0375.2011v32n2p181

Palavras-chave:

Formação inicial, Estágio supervisionado, Química

Resumo

 

Neste estudo, foram utilizados os relatórios de observação de aulas como ferramenta de pesquisa, servindo de instrumento para se investigar sobre formação inicial de professores de química. O estudo consistiu em analisar 12 relatórios, elaborados por alunos de um curso de Licenciatura em Química e discutir por meio das narrativas dos alunos, tópicos referentes a estrutura escolar e ao ensino de química. As narrativas se mostraram instrumentos importantes a serem analisadas a fim de se examinar a formação inicial. Este trabalho confirmou e ressaltou a relevância do estágio de observação na formação do licenciando como um momento de pesquisa e reflexão da prática docente.

Biografia do Autor

Fabiele Cristiane Dias Broietti, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Química / Ensino de Química

Sonia Regina Giancoli Barreto, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Química / Ensino de Química

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Publicado

2011-12-15

Como Citar

Broietti, F. C. D., & Barreto, S. R. G. (2011). Formação inicial de professores de química: a utilização dos relatórios de observação de aulas como instrumentos de pesquisa. Semina: Ciências Exatas E Tecnológicas, 32(2), 181–190. https://doi.org/10.5433/1679-0375.2011v32n2p181

Edição

Seção

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