Redes de Comunicação Sem Fio Cooperativas: Protocolos, Topologias e Desempenho

Redes de Comunicação Sem Fio Cooperativas: Protocolos, Topologias e Desempenho

Autores

  • Álvaro Ricieri Castro e Souza Universidade Estadual de Londrina
  • Mario Lemes Proença Jr Universidade Estadual de Londrina
  • Taufik Abrão Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0375.2011v32n2p167

Palavras-chave:

redes sem fio cooperativas, topologias, complexidade computacional.

Resumo

 

Este trabalho analisa os principais protocolos em redes sem fio cooperativas, buscando verificar potencialidades e desempenho das mesmas em relação à metodologia não cooperativa, além de técnicas que possam maximizar o desempenho, como por exemplo regras de combinação de sinal e seleção de relays. São feitas considerações acerca da complexidade computacional envolvida tanto nas topologias quanto nas técnicas de combinação e protocolos empregados nas redes cooperativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taufik Abrão, Universidade Estadual de Londrina

Taufik Abrão é graduado, Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica em 1992, 1996 e 2001, respectivamente, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Desde 1997 é docente do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Estadual de Londrina (DEEL-UEL), PR Atualmente é professor adjunto AD-C e Coordenador do programa de mestrado do DEEL/UEL. É (co-)autor de cerca de 20 artigos técnicos publicados em periódicos e 30 artigos publicados em anais de congresso. Suas áreas de interesse incluem comunicações sem fio, projeto de seqüências de códigos para uso em sistemas DS/CDMA, detecção multiusuário e estimação de parâmetros em DS/CDMA, técnicas heurísticas aplicáveis a problemas de otimização em sistemas de mútiplo acesso, sistemas UWB e MC-CDMA.

Downloads

Publicado

2011-12-15

Como Citar

Souza, Álvaro R. C. e, Proença Jr, M. L., & Abrão, T. (2011). Redes de Comunicação Sem Fio Cooperativas: Protocolos, Topologias e Desempenho. Semina: Ciências Exatas E Tecnológicas, 32(2), 167–180. https://doi.org/10.5433/1679-0375.2011v32n2p167

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Loading...