Fatores causais na predição de cursos de biblioteconomia nos países em desenvolvimento

Fatores causais na predição de cursos de biblioteconomia nos países em desenvolvimento

Autores

  • Alexandre do Espírito Santo Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0375.1981v2n8p189

Resumo

 

Podem critérios, escolhidos empiricamente, se satisfeitos por um país em desenvolvimento, predizer a existência de curso de Biblioteconomia nesse país? O principal objetivo deste estudo é apresentar um método para determinar o poder discriminatório e eficácia de cada critério, num conjunto de dez critérios, como preditor de faculdade de Biblioteconomia. Vinte e um países em desenvolvimento foram amostrados aleatoriamente de um universo de sessenta e três, segundo classificação das Nações Unidas. Através de técnicas estatísticas, incluindo a correlação ponto-bisserial, testou-se a eficácia de critérios como preditores da existência de faculdade de Biblioteconomia nesses países. Os resultados mostram que a maioria dos critérios tem valor preditivo. Todavia, a interação de critérios econômicos, educacionais, e informacionais é condição sine qua non para que surjam cursos de Biblioteconomia nos países em desenvolvimento.

 

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Biografia do Autor

Alexandre do Espírito Santo, Universidade Estadual de Londrina

Doctor of Philosophy (Ph. D.) professor no Centro de Educação Comunicação e Artes; FUEL.

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Publicado

2004-12-15

Como Citar

Espírito Santo, A. do. (2004). Fatores causais na predição de cursos de biblioteconomia nos países em desenvolvimento. Semina: Ciências Exatas E Tecnológicas, 2(8), 189–198. https://doi.org/10.5433/1679-0375.1981v2n8p189

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