Diretrizes normativas de conforto humano testadas em passarelas de madeira

Diretrizes normativas de conforto humano testadas em passarelas de madeira

Autores

  • Pedro Gutemberg de Alcântara Segundinho Departamento de Engenharia de Estruturas, Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, Av. Trabalhador São-carlense, 400, 13566-590, São Carlos/SP
  • Antonio Alves Dias Departamento de Engenharia de Estruturas, Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, Av. Trabalhador São-carlense, 400, 13566-590, São Carlos/SP
  • Marcelo Rodrigo Carreira Coordenação de Engenharia Civil, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Campo Mourão, Rodovia BR 369 km 0.5, 87305-001, Campo Mourão/PR

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0375.2011v32n1p23

Palavras-chave:

Frequências, Acelerações, Passarelas simplesmente apoiadas, Conforto humano.

Resumo

Atividades como caminhar, correr e pular podem produzir excitações dinâmicas indesejadas, fenômeno da ressonância devido às forças dinâmicas induzidas por pedestres, caso as passarelas apresentem frequência natural dentro das faixas de frequências de passo. A avaliação dinâmica das passarelas de madeira se faz necessária para verificar o nível de conforto humano e a sua adequação quando submetidas à passagem de pedestres. O objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão bibliográfica feita às diretrizes normativas contidas nos códigos internacionais BS 5400, SIA 160, OHBDC, CEB, Eurocode 5, AASHTO, Bro e ISO 10137, e nos estudos de diversos pesquisadores para verificação dessas estruturas no estado limite de serviço referente às vibrações. No Brasil, as normas NBR 7190 e NBR 7188 definem os critérios para o dimensionamento das passarelas de madeira considerando os estados limites último e de utilização sendo que nesse último não se leva em conta o conforto humano com relação à vibrações. Assim sendo, as informações contidas nesse estudo podem contribuir para o aprimoramento da norma brasileira ABNT NBR 7190, pois levam em conta o conforto humano devido às vibrações induzidas por pedestres em passarelas.

Biografia do Autor

Pedro Gutemberg de Alcântara Segundinho, Departamento de Engenharia de Estruturas, Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, Av. Trabalhador São-carlense, 400, 13566-590, São Carlos/SP

Possui Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) - FEIS, Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) - FEIS e Doutorado em Ciências (Área: Estruturas) pela Universidade de São Paulo (2010) - EESC. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas, atuando principalmente nos seguintes temas: estruturas mistas de madeira e concreto, estruturas de madeira, dinâmica das estruturas, propriedades físicas da madeira, classificação visual e mecânica de elementos estruturais de madeira.

Antonio Alves Dias, Departamento de Engenharia de Estruturas, Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, Av. Trabalhador São-carlense, 400, 13566-590, São Carlos/SP

Possui graduação em Engenharia Civil EESC-USP pela Universidade de São Paulo (1982), mestrado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é Professor Assistente Doutor MS-3 junto ao Departamento de Engenharia de Estruturas da EESC-USP. É Professor Orientador do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas). Atua na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas de Madeiras, principalmente nos seguintes temas: estruturas de madeira, madeira, pontes de madeira, madeira laminada colada e madeira - propriedades mecanicas. Já concluiu a orientação de cinco teses de doutorado e onze dissertações de Mestrado.

Marcelo Rodrigo Carreira, Coordenação de Engenharia Civil, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Campo Mourão, Rodovia BR 369 km 0.5, 87305-001, Campo Mourão/PR

Possui graduação em Engenharia civil pela Universidade Estadual de Londrina (1999) e mestrado em Engenharia de Estruturas pela Universidade de São Paulo (2003). É professor efetivo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas, atuando principalmente nos seguintes temas: estruturas de madeira, dinâmica das estruturas, propriedades físicas da madeira, classificação visual e mecânica de elementos estruturais de madeira. Atualmente cursa doutoramento em Engenharia de Estruturas na Universidade de São Paulo (USP), campus de São Carlos.

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Publicado

2011-07-15

Como Citar

Segundinho, P. G. de A., Dias, A. A., & Carreira, M. R. (2011). Diretrizes normativas de conforto humano testadas em passarelas de madeira. Semina: Ciências Exatas E Tecnológicas, 32(1), 23–45. https://doi.org/10.5433/1679-0375.2011v32n1p23

Edição

Seção

Artigos
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