Debret ou não? Estudo Físico-Químico de Gravuras do Museu Castro Maya

Debret ou não? Estudo Físico-Químico de Gravuras do Museu Castro Maya

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0375.2025.v46.52860

Palavras-chave:

Debret, gravuras, MA-XRF, FTIR, autenticação

Resumo

Este estudo apresenta uma investigação físico-química de seis gravuras em aquarela atribuídas a Jean-Baptiste Debret, pertencentes ao acervo do Museu Castro Maya, no Rio de Janeiro. A autenticidade de diversas obras da coleção Debret do museu foi questionada, o que motivou a criação de uma comissão nacional que identificou 40 de 42 obras como falsificações. Com o objetivo de contribuir com a análise técnica dessas obras, foram aplicadas metodologias não invasivas - mapeamento por fluorescência de raios X (MA-XRF) e espectroscopia no infravermelho por transformada de Fourier (FTIR) - para investigar os pigmentos, aglutinantes e a composição das fibras do papel. Análises estatísticas multivariadas, utilizando análise de componentes principais (PCA) e componentes principais robusto (RPCA), foram conduzidas para identificar padrões químicos que diferenciassem obras autênticas daquelas de autoria desconhecida. Os resultados indicaram diferenças significativas entre as aquarelas consideradas autênticas e as de origem incerta, especialmente na distribuição e composição de aglutinantes e pigmentos. Embora tenham sido observadas semelhanças no uso do pigmento azul da Prússia, isso não foi suficiente para confirmar a autoria. O trabalho demonstra a relevância de métodos científicos na autenticação de obras de arte e reforça a importância de estudos interdisciplinares em acervos museológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valter de Souza Felix, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Doutor em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil (2021).

André Rocha Pimenta, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Laboratório de Instrumentação e Simulação Computacional, LISCOMP/IFRJ-CPAR, 26600-000, Paracambi, Rio de Janeiro, Brasil.

Yasmin da Rocha Fereira Felix, Universidade Candido Mendes

Especialização em direito do trabalho, processual do trabalho e direito previdenciário pelo Instituto Universitário Cândido Mendes, Brasil (2019).

Rafaela Andrade Mesquita, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Graduanda em engenharia mecânica no IFRJ, com experiência em iniciação científica em espectroscopia aplicada a obras de arte e desenvolvimento de metodologias para análise de dados espectrais.

Renato Pereira de Freitas, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Laboratório de Instrumentação e Simulação Computacional, LISCOMP/IFRJ-CPAR, 26600-000, Paracambi, Rio de Janeiro, Brasil.

Referências

Aclamação de D. Pedro I no Campo de Sant’Anna. (1901). [Painting]. Museu Castro Maya, Brasil.

Alberti, R., Frizzi, T., Bombelli, L., Gironda, M., Aresi, F., Miliani, C., Tranquilli, G., Talarico, F., & Cartechini, L. (2016). Crono: a fast and reconfigurable macro X-ray fluorescence scanner for in-situ investigations of polychrome surfaces. X-Ray Spectrometry, 46(5), 297–302. https://doi.org/10.1002/xrs.2741 DOI: https://doi.org/10.1002/xrs.2741

Aldeia de caboclos no Cantagalo. (1901). [Painting]. Museu Castro Maya, Brasil.

Alfeld, M., & Janssens, K. (2015). Strategies for processing mega-pixel X-ray fluorescence hyperspectral data: A case study on a version of Caravaggio’s painting Supper at Emmaus. Journal of Analytical Atomic Spectrometry, 30(3), 777–789. https://doi.org/10.1039/c4ja00387j DOI: https://doi.org/10.1039/C4JA00387J

Almada, M. (2018). A mão, o olho, e a matéria: reflexões sobre a identificação das técnicas e materiais da pintura em documentos históricos. Estudos De Cultura Material/Dossiê, 28, 1–30. https://doi.org/10.1590/1982-02672018v26e02d1 DOI: https://doi.org/10.1590/1982-02672018v26e02d1

Baddini, A. L. d. Q., Santos, J. L. V. d. P., Tavares, R. R., de Paula, L. S., Araújo, H. d. C., Filho, & Freitas, R. P. (2022). PLS-DA and data fusion of visible Reflectance, XRF and FTIR spectroscopy in the classification of mixed historical pigments. Spectrochimica Acta Part A: Molecular and Biomolecular Spectroscopy, 265, 120384. https://doi.org/10.1016/j.saa.2021.120384 DOI: https://doi.org/10.1016/j.saa.2021.120384

Batista, D. M. S. (2012). Museus Castro Maya: de coleção privada a museu público [Doctoral dissertation, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro].

Bortoli, M. (2014). Roberto Heymann e as Falsificações de Debret. Artes & Ensaios, (38), 96–105. https://doi.org/10.37235/ae.n28

Brunetti, B., Miliani, C., Rosi, F., Doherty, B., Monico, L., Romani, A., & Sgamellotti, A. (2016). Noninvasive investigations of paintings by portable instrumentation: The MOLAB experience. Topics in Current Chemistry, 374. https://doi.org/10.1007/s41061-015-0008-9 DOI: https://doi.org/10.1007/s41061-015-0008-9

Daffara, C., & Parisotto, S. (2021). Multivariate and machine learning approaches for the analysis of cultural heritage materials: A review. Journal of Cultural Heritage, 48, 180–194.

Debret, J.-B. (1820). Negros vendendo galinhas e peru. [Painting]. Museu Castro Maya. Brasil.

Debret, J.-B. (1823). Uma senhora de algumas posses em sua casa. [Painting]. Museu Castro Maya. Brasil.

Debret, J.-B. (1826). Barbeiros ambulantes. [Painting]. Museu Castro Maya. Brasil.

Felix, V. S., Mello, U. L., Pereira, M. O., Oliveira, A. L., Ferreira, D. S., Carvalho, C. S., Silva, F. L., Pimenta, A. R., Diniz, M. G., & Freitas, R. P. (2018). Analysis of a European cupboard by XRF, Raman and FT-IR. Radiation Physics and Chemistry, 151, 198–204. https://doi.org/10.1016/j.radphyschem.2018.06.036 DOI: https://doi.org/10.1016/j.radphyschem.2018.06.036

Felix, V. S., Pereira, M. O., Freitas, R. P., Aranha, P. J. M., Heringer, P. C. S., Anjos, M. J., & Lopes, R. T. (2020). Analysis of silver coins from colonial Brazil by hand held XRF and micro-XRF. Applied Radiation and Isotopes, 166, 109409. https://doi.org/10.1016/j.apradiso.2020.109409 DOI: https://doi.org/10.1016/j.apradiso.2020.109409

Freitas, R. P., Calza, C., Lima, T. A., Rabello, A., & Lopes, R. T. (2010). EDXRF and multivariate statistical analysis of fragments from Marajoara ceramics. X-Ray Spectrometry, 39, 307–310. https://doi.org/10.1002/xrs.1200 DOI: https://doi.org/10.1002/xrs.1200

Gorassini, A., Adami, G., Calvini, P., & Giacomello, A. (2016). ATR-FTIR characterization of old pressure sensitive adhesive tapes in historic papers. Journal of Cultural Heritage, 21, 775–785. https://doi.org/10.1016/j.culher.2016.03.005 DOI: https://doi.org/10.1016/j.culher.2016.03.005

Haddad, A., Neufeld, L., & Martions, A. (2023). Realizing sensations: analysing Paul Cezanne’s watercolors and assessing their light sensitivity with microfade testing. Heritage Science, 29, 1–14. https://doi.org/10.1186/s40494-023-00879-7 DOI: https://doi.org/10.1186/s40494-023-00879-7

Jolliffe, I. T. (1986). Principal Component Analysis. Springer Verlag. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4757-1904-8

Kajiya, E. A. M., Pimenta, A. R., Felix, V. S., Junior, N. T. R., Liarth, R. S., de Souza, C. R. F., Barbosa, M., Muniz, L. C., Santos, R. B., Pereira, L. O., Gonçalves, E. A. S., & Freitas, R. P. (2025). Investigando o processo de criação da pintura – Costureiras – de Tarsila do Amaral, de 1950 por imagens UVL, IR e MA-XRF. Química Nova, 48, 1–9. https://doi.org/10.21577/0100-4042.20250039 DOI: https://doi.org/10.21577/0100-4042.20250039

Kogou, S., Lucian, A., Bellesia, S., Burgio, L., Bailey, K., Brooks, C., & Liang, H. (2015). Holistic multimodal approach to the non-invasive analysis of watercolour paintings. Applied Physics A – Materials Science & Processing, 121, 999–1014. https://doi.org/10.1007/s00339-015-9425-4 DOI: https://doi.org/10.1007/s00339-015-9425-4

Miliani, C., Rosi, F., Brunetti, B. G., & Sgamellotti, A. (2010). In situ noninvasive study of artworks: The MOLAB multitechnique approach. Accounts of Chemical Research, 43, 728–738. https://doi.org/10.1021/ar100010t DOI: https://doi.org/10.1021/ar100010t

Morais, M. X. S. (2020). Jean-Baptiste Debret: Um viajante naturalista no Brasil oitocentista [Doctoral dissertation, Universidade Federal de Uberlândia].

Olinda. (1901). [Painting]. Museu Castro Maya, Brasil.

Pelegrini, S. C. A. (2009). Patrimônio Cultural: consciência e preservação. Brasiliense.

Pimenta, A., Felix, V., Oliveira, M., Andrade, M., Oliveira, M., & Freitas, R. (2023). Investigation Brazilian paintings from the 19th century by MA-XRF. Quantum Beam Science, 7, 9. https://doi.org/10.3390/qubs7010009 DOI: https://doi.org/10.3390/qubs7010009

Rosi, F., Daveri, A., Moretti, P., Brunetti, B. G., & Miliani, C. (2016). Interpretation of mid and near-infrared reflection properties of synthetic polymer paints for the non-invasive assessment of binding media in twentieth-century pictorial artworks. Microchemical Journal, 124, 898–908. https://doi.org/10.1016/j.microc.2015.08.019 DOI: https://doi.org/10.1016/j.microc.2015.08.019

Solé, V. A., Papillon, E., Cotte, M., Walter, P., & Susini, J. (2007). A multiplatform code for the analysis of energy-dispersive X-ray fluorescence spectra. Spectrochimica Acta Part B: Atomic Spectroscopy, 62(1), 63–68. https://doi.org/10.1016/j.sab.2006.12.002 DOI: https://doi.org/10.1016/j.sab.2006.12.002

Tardaguila, C. (2016). A arte do descaso: A história do maior roubo a museu do Brasil. Intrínseca.

Thaumaturgo, N., Souza, C. R. F., Fialho, T. J. A. A., Liarth, R. S., Oliveira, A. P., Guimarães, D., Felix, V. S., Pimenta, A. R., Oliveira, M. A., Ferreira, D. S. R., & Freitas, R. P. (2024). Analysis of Brazilian paintings of the 20th century: suspects and authentics through in situ and non-invasive techniques. Spectrochimica Acta Part A: Molecular and Biomolecular Spectroscopy, 304. https://doi.org/10.1016/j.saa.2023.123431 DOI: https://doi.org/10.1016/j.saa.2023.123431

Zhbankov, R. G., Firsov, S. P., Buslov, D. K., Ninonenko, N. A., Marchewka, M. K., & Ratajczak, H. (2002). Structural physico-chemistry of cellulose macromolecules. Vibration spectra and structure of cellulose. Journal of Molecular Structure, 614, 117–125. https://doi.org/10.1016/S0022-2860(02)00252-1 DOI: https://doi.org/10.1016/S0022-2860(02)00252-1

Publicado

2025-10-06

Como Citar

Felix, V. de S., Pimenta, A. R., Felix, Y. da R. F., Mesquita, R. A., & Freitas, R. P. de. (2025). Debret ou não? Estudo Físico-Químico de Gravuras do Museu Castro Maya. Semina: Ciências Exatas E Tecnológicas, 46, e52860. https://doi.org/10.5433/1679-0375.2025.v46.52860

Edição

Seção

Arqueometria (seção especial)

Dados de financiamento

Loading...