Caracterização não Destrutiva de um Crucifixo por Fluorescência de Raios X e Radiografia Digital
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0375.2025.v46.52849Palavras-chave:
crucifixo sacro, fluorescência de raios X, radiografia digital, pigmentos históricos, conservação do patrimônioResumo
Este estudo analisa um crucifixo dos séculos XVIII/XIX, proveniente da sacristia da Igreja de Santa Luzia, no Rio de Janeiro, por meio de Fluorescência de Raios X (XRF) e Radiografia Digital (DR). A investigação teve como objetivo identificar a composição elementar dos pigmentos e avaliar o estado estrutural da escultura. A XRF revelou elementos como cálcio, chumbo e mercúrio, indicando pigmentos históricos, como carbonato de cálcio, branco de chumbo e vermelhão. A presença de litopone materiais à base de ftalocianina}, introduzidos no final do século XIX, sugere repinturas posteriores. As imagens radiográficas evidenciaram problemas estruturais, como lascamentos, fissuras e componentes metálicos ocultos, incluindo o halo, o titulus crucis e os pregos. Também foram observadas características internas, como junções e fixações, ampliando a compreensão sobre a fabricação e a conservação da peça. Os resultados demonstram a relevância das técnicas atômicas na preservação do patrimônio cultural. A obra integra o acervo do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Downloads
Referências
Adam, K. (2021). The Spirit of Catholicism. Rare Treasure Editions. (Original work published in Portuguese).
Alves, N. (1989). The Art of Wood Sculpture in Porto during the Baroque Period (Artists and Clients, Materials and Techniques). Arquivo Histórico. (Original work published in Portuguese).
Barata, C. S. S. (2015). Materials and Polychromy Techniques in Scientific and Popular Baroque Carving from Northwestern Portugal [Doctoral dissertation, University of Aveiro, Portugal]. (Original work published in Portuguese).
Bassett, J., & Alvarez, M.-T. (2011). Process and collaboration in a seventeenth-century polychrome sculpture: Luisa Roldán and Tomás de Losarcos. Getty Research Journal, 3, 15–32. https://www.jstor.org/stable/23005385
Bitossi, G., Giorgi, R., Mauro, M., Salvadori, B., & Dei, L. (2005). Spectroscopic techniques in cultural heritage conservation: A survey. Applied Spectroscopy Reviews, 40(3), 187–228. https://doi.org/10.1081/ASR-200054370
Borges, R., Franzi, Í., Cavalcante, J., Gusmão, E., Paula, A., Araújo, O., Lopes, R. T., & Oliveira, D. F. (2025). Non-destructive examination of a polychrome wooden sculpture from the 17th century. Brazilian Journal of Radiation Sciences, 12(4A), 1–19. https://doi.org/10.15392/2319-0612.2024.2555
Buyondo, A. K., Kasedde, H., Kirabira, J. B., & Yusuf, A. A. (2025). Integration of fillers in paint formulation: Comprehensive insights into methods, properties, and performance. Results in Engineering, 26, 105543. https://doi.org/10.1016/j.rineng.2025.105543
Campos, A. A. (2015). A Cruz e Crucifixos em Acervos Mineiros. Boletim do Ceib, 19(61), 1–6. https://www.eba.ufmg.br/boletimceib/index.php/boletimdoceib/article/view/93/76
Cavalcante, J. E., Borges, R. M. S. P., Franzi, I. V. N. S., Paula, A. G., Gomes, R. A. F., & Oliveira, D. F. (2025). Application of non-destructive techniques to evaluate the sculpture of Our Lady of Good Health. The European Physical Journal Plus, 140, 586. https://doi.org/10.1140/epjp/s13360-025-06544-1
Clark, R. J. H. (2002). Pigment identification by spectroscopic means: an arts/science interface. Comptes Rendus, 5(1), 7–20. https://doi.org/10.1016/S1631-0748(02)01341-3
ColourLex. (2025). Paintings, pigments used in their creation and scientific methods for the investigation of artworks. https://colourlex.com
Feller, R. L. (Ed.). (1986). Artists’ pigments: A handbook of their history and characteristics (Vol. 1). Archetype Publications.
Feller, R. L. (Ed.). (1993). Artists’ pigments: A handbook of their history and characteristics (Vol. 2). Archetype Publications.
Fitzhugh, E. (Ed.). (1997). Artists’ pigments: A handbook of their history and characteristics (Vol. 3). Archetype Publications.
Frade, G. D. S. (2016). Between the Renaissance and the Baroque: The foundations of religious architecture and the Counter-Reformation – De Fabrica Ecclesiae, by Carlo Borromeo [Doctoral dissertation, University of São Paulo]. (Original work published in Portuguese). https://doi.org/10.11606/T.16.2017.tde-16022017-093801
Franceschi, E., & Locardi, F. (2014). Strontium: A new marker of gypsum origin in cultural heritage? Journal of Cultural Heritage, 15(5), 522–527. https://doi.org/10.1016/j.culher.2013.10.004
Gettens, R. J., & Stout, G. L. (1966). Painting Materials: A Short Encyclopaedia. Dover Publications.
Gliozzo, E., & Ionescu, C. (2022). Lead-based white, red, yellow, and orange pigments and their alteration phases. Archaeological and Anthropological Sciences, 14(1), 17. https://doi.org/10.1007/s12520-021-01407-z
Grygar, T., Hradilová, J., Hradil, D., Bezdicka, P., & Bakardjieva, S. (2003). Analysis of earth pigments in the backgrounds of Baroque paintings. Analytical and Bioanalytical Chemistry, 375, 1154–1160. https://doi.org/10.1007/s00216-002-1708-x
Hradil, D., Grygar, T., Hradilová, J., & Bezdicka, P. (2003). Clay and iron oxide pigments in the history of painting. Applied Clay Science, 22(5), 223–236. https://doi.org/10.1016/S0169-1317(03)00076-0
Hradil, D., Hradilová, J., Bezdicka, P., & Seredan, C. (2017). Late Gothic/Early Renaissance gilding technology and the traditional polishing material “Armenian bole”: truly red clay or rather bauxite? Applied Clay Science, 135, 271–281. https://doi.org/10.1016/j.clay.2016.10.004
Laurie, A. (1967). The Painter’s Methods and Materials. Dover Publications.
Le Gac, A., Pessanha, S., & Carvalho, M. L. (2014). Application of energy-dispersive X-ray fluorescence spectrometry to polychrome terracotta sculptures from the Monastery of Alcobaça, Portugal. Conservar Património, 20, 35–51. https://doi.org/10.14568/cp2014008
Lins, B. S., Gigante, G. E., Cesareo, R., Ridolfi, S., & Brunetti, A. (2020). Testing the accuracy of gold leaf thickness calculations using Monte Carlo simulations and MA-XRF scanning. Applied Sciences, 10(10), 3582. https://doi.org/10.3390/app10103582
Mastrotheodoros, G. P., & Beltsios, K. G. (2022). Iron-based pigments: red, yellow, and brown ochres. Archaeological and Anthropological Sciences, 14(2), 35. https://doi.org/10.1007/s12520-021-01482-2
Mayer, R. (2006). The Artist’s Handbook of Materials and Techniques. Martins Fontes.
Miu, L., & Niculescu, M. (2022). Preliminary study on the adhesiveness properties of hide glue. Revista de Pielarie Incaltaminte, 22(2). https://doi.org/10.24264/lfj.22.2.7
Moutinho, S., Prado, R. B., & Londres, R. (2011). Dicionário de Artes Decorativas & Decoração de Interiores. Lexikon.
Nunes, F. (1615). Arte da pintura, symmetria, e perspectiva. Na officina de João Baptista Alvares. https://archive.org/details/artedapinturasym00nune/page/n3/mode/2up
Oliveira, R., Paula, A., Gonçalves, F., Sanches, F., Nardes, R., Santos, R., Azeredo, S., Araújo, O., Machado, A., Anjos, M., Lopes, R., & Oliveira, D. (2023). Analysis of a wooden statue using non-destructive X-ray techniques. X-Ray Spectrometry, 52(6), 312–322. https://doi.org/10.1002/xrs.3327
Otero, V., Campos, M., Pinto, J., Vilarigues, M., Carlyle, L., & Melo, M. (2017). Barium, zinc, and strontium yellows in late 19th–early 20th century oil paintings. Heritage Science, 5, 1–13. https://doi.org/10.1186/s40494-017-0160-3
Sandu, C. A., Sá, M. H., & Pereira, M. C. (2011). Ancient gilded art objects of the European cultural heritage: A review at different scales of characterization. Surface and Interface Analysis, 43(8), 1134–1151. https://doi.org/10.1002/sia.3740
Sansonetti, A., Andreotti, A., Bertasa, M., Bonaduce, I., Corti, C., Facchin, L., La Nasa, J., Spiriti, A., & Rampazzi, L. (2020). Territory and related artworks: Stuccoworks from the Lombard lakes. Journal of Cultural Heritage, 46, 382–398. https://doi.org/10.1016/j.culher.2020.06.009
Shen, L., Kang, Y., & Li, Q. (2024). Analytical study of polychrome clay sculptures in the Five-Dragon Taoist Palace of Wudang, China. Coatings, 14(5), 540. https://doi.org/10.3390/coatings14050540
Silveira, S., & Falcade, T. (2022). Applications of energy-dispersive X-ray fluorescence in studies of metallic cultural heritage. Journal of Cultural Heritage, 57, 243–255. https://doi.org/10.1016/j.culher.2022.09.008
Slotsgaard, T., Pastorelli, G., Buti, D., Scharff, M., & Andersen, C. (2024). Crack morphology and its correlation with ground materials used in paintings by Danish portrait painter Jens Juel. Journal of Cultural Heritage, 39, 47–56. https://doi.org/10.1016/j.culher.2024.07.010
Teledyne ICM. (2023). Home. https://www.teledyneicm.com/
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Anderson Gomes de Paula, Isis Verona Nascimento da Silva Franzi, Josiane Emerich Cavalcante, Roberta Manon de Paula Sales Borges, Rafael Azevedo Fontenelle Gomes , Fernando Cordeiro Barbosa Gonçalves , Marcos Vinicius Vieira Coutinho , Davi Ferreira de Oliveira , Ricardo Tadeu Lopes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Dados de financiamento
-
Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera
Números do Financiamento 424498/2025-1 -
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Números do Financiamento 001