Análise de Telas Ovais Atribuídas ao Pintor Leandro Joaquim Utilizando XRF e MA-XRF
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0375.2025.v46.52832Palavras-chave:
análise de pigmento, XRF, MA-XRF, PCAResumo
Três pinturas atribuídas ao artista brasileiro Leandro Joaquim (1738–1798) foram analisadas in situ por meio das técnicas de Fluorescência de Raios X (XRF) e Macro Mapeamento Elementar por Fluorescência de Raios X (MA-XRF). As obras pertencem ao acervo do Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro e retratam paisagens da cidade no período colonial. Devido às semelhanças compositivas e estéticas, as pinturas vêm sendo tratadas como uma coletânea. As análises revelaram a presença de pigmentos como branco de chumbo (2PbCO3 .Pb(OH)2, terra verde (K(Al,Fe 3+), (Fe2+,Mg)O10 (OH)2), sombra natural (Fe2O3 + MnO2) e vermelhão (HgS) em todas as pinturas. Verificou-se ainda que todas as obras utilizam, como camada de preparação, um pigmento à base de chumbo. Para aprofundar a investigação sobre as similaridades entre as pinturas, os dados de XRF foram submetidos à Análise de Componentes Principais (PCA), a qual confirmou a semelhança na composição elementar entre as obras. Os resultados sugerem que as pinturas foram realizadas com materiais e técnicas compatíveis, reforçando a hipótese de autoria comum e de produção em um mesmo contexto histórico e técnico.
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Referências
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