Utilização da Técnica de MA-XRF na Autenticação de Obra de Guignard Recuperada pela Polícia Civil RJ

Utilização da Técnica de MA-XRF na Autenticação de Obra de Guignard Recuperada pela Polícia Civil RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0375.2025.v46.52400

Palavras-chave:

autenticação de obras de arte, técnica de MA-XRF, análise forense de arte

Resumo

Obras de arte são notoriamente utilizadas no cometimento dos crimes de lavagem de dinheiro, estelionato, corrupção e roubos/furtos. Em 10 de agosto de 2022, a Operação Sol Poente, deflagrada pela Polícia Civil RJ, recuperou dezessete obras de arte subtraídas da Coleção Boghici. Entre essas obras, estava a pintura Menino (1935), de Guignard. Sendo assim, tornaram-se necessários os exames periciais de autenticidade. Dentre as técnicas utilizadas está o macro mapeamento por fluorescência de raios X (MA-XRF), que permite obter imagens da distribuição de elementos químicos presentes em diferentes camadas da pintura, de forma portátil e não invasiva. O objetivo deste trabalho foi demonstrar o potencial da técnica de MA-XRF em um caso criminal de grande repercussão. Utilizou-se um equipamento portátil de MA-XRF, modelo CRONO/Bruker, para analisar a pintura apreendida e autêntica. Os mapas elementares, obtidos a partir das análises da obra questionada e de obras padrões, apresentam grandes semelhanças na forma de distribuição dos elementos. Esses resultados indicam similaridades no processo de criação e materiais empregados nas pinturas. Embora a determinação da autenticidade de uma obra de arte seja um processo complexo, que envolve diferentes exames, o MA-XRF vem se destacando por proporcionar informações valiosas na elucidação de casos forenses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilton Thaumaturgo Rocha Junior, Instituto de Criminalística Carlos Éboli

Instituto de Criminalística Carlos Éboli, Departamento Geral de Polícia Técnico-Científica, Rio de Janeiro, Brasil

Claudia Regina Ferreira de Souza, Instituto de Criminalística Carlos Éboli

Instituto de Criminalística Carlos Éboli, Departamento Geral de Polícia Técnico-Científica, Rio de Janeiro, Brasil

André Rocha Pimenta, Instituto Federal do Rio de janeiro

Laboratório de Instrumentação e Simulação Computacional, LISCOMP/IFRJ-CPAR, 26600-000, Paracambi, Rio de Janeiro, Brasil

Valter de Souza Félix, Instituto Federal do Rio de janeiro

Laboratório de Instrumentação e Simulação Computacional, LISCOMP/IFRJ-CPAR, 26600-000, Paracambi, Rio de Janeiro, Brasil

Renato Pereira de Freitas, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Laboratório de Instrumentação e Simulação Computacional, LISCOMP/IFRJ-CPAR, 26600-000, Paracambi, Rio de Janeiro, Brasil

Referências

Alberti, R., Frizzi, T., Bombelli, L., Gironda, M., Aresi, N., Rosi, F., Miliani, C., Tranquilli, G., Talarico, F., & Cartechini, L. (2017). CRONO: A fast and reconfigurable macro X-ray fluorescence scanner for in-situ investigations of polychrome surfaces. X-Ray Spectrometry, 46(5), 297-302. https://doi.org/10.1002/xrs.2741 DOI: https://doi.org/10.1002/xrs.2741

Alfeld, M., & de Viguerie, L. (2017). Recent developments in spectroscopic imaging techniques for historical paintings - A review. Spectrochimica Acta Part B: Atomic Spectroscopy, 136, 81-105. https://doi.org/10.1016/j.sab.2017.08.003 DOI: https://doi.org/10.1016/j.sab.2017.08.003

Alfeld, M., & Janssens, K. (2015). Strategies for processing mega-pixel X-ray fluorescence hyperspectral data: A case study on a version of Caravaggio's painting Supper at Emmaus. Journal of Analytical Atomic Spectrometry, 30, 777-789. https://doi.org/10.1039/c4ja00387j DOI: https://doi.org/10.1039/C4JA00387J

Anjos, M. J. A. (2017). O estado da falsificação de obras de arte. Revista Interdisciplinar Art & Sensorium, 4(1), 113-124. https://doi.org/10.33871/23580437.2017.4.1.104-115 DOI: https://doi.org/10.33871/23580437.2017.4.1.104-115

Balard, H., & Papirer, E. (1993). Characterization and modification of fillers for paints and coatings. Progress in Organic Coatings, 22(1-4), 1-17. https://doi.org/10.1016/0033-0655(93)80011-X DOI: https://doi.org/10.1016/0033-0655(93)80011-X

Brunello, L., Cury, C. M., Vale, E. F., Pereira, M. I. R., & Okura, R. (2021). Mercado de Artes Visuais / Brasil - Relatório 2021 - Galerias e Escritórios de artes. FGV EESP.

Campos, P. H. O. V., Appoloni, C. R., Rizzutto, M. A., Leite, A. R., Assis, R. F., Santos, H. C., Silva, T. F., Rodrigues, C. L., Tabaknics, M. H., & Added, N. (2019). A low-cost portable system for elemental mapping by XRF aiming in situ analyses. Applied Radiation and Isotopes, 152, 78-85. https://doi.org/10.1016/j.apradiso.2019.06.018 DOI: https://doi.org/10.1016/j.apradiso.2019.06.018

Faria, D. L. A., & Puglieri, T. S. (2011). Um exemplo de aplicação da microscopia Raman na autenticação de obras de arte. Química Nova, 34(8), 1323-1327. https://doi.org/10.1590/S0100-40422011000800005 DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-40422011000800005

Kajiya, E. A. M., Pimenta, A. R., Felix, V. S., Thaumaturgo, N., Liarth, R. S., Souza, C. R. F., Barbosa, M., Muniz, L. C., Santos, R. B., Pereira, L. O., Gonçalves, E. A. S., & Freitas, R. P. (2025). Investigando o processo de criação da pintura "Costureiras" de Tarsila do Amaral, de 1950, por imagens UVL, IR e MA-XRF. Química Nova, 48(3), 1-9. https://doi.org/10.21577/0100-4042.20250039 DOI: https://doi.org/10.21577/0100-4042.20250039

Lucena, F. (2019). Falsificação de obras de arte ganha mais força com leilões online. Diário do Rio. https://diariodorio.com/falsificacao-de-obras-de-arte-ganha-mais-forca-com-leiloes-online

Miliani, C., Rosi, F., Brunetti, B. G., & Sgamellotti, A. (2010). In Situ Noninvasive Study of Artworks: The MOLAB Multitechnique Approach. Accounts of Chemical Research, 43, 728-738. https://doi.org/10.1021/ar100010t DOI: https://doi.org/10.1021/ar100010t

Moresi, C. M. D., & Neves, A. R. A. (2012). Pesquisa Guignard. Escola de Belas-Artes da UFMG.

Nardes, R. C., Sanches, F. A. C. R. A., Santos, R. S., Gama, H., Filho, R. P., Freitas, Oliveira, D. F., Assis, J. T., Zanatta, E. M., & Anjos, M. J. (2023). Gilding Analysis of the Decorative Paintings of Emperor D. Pedro II's Berlin Device. Semina Ciências Exatas e Tecnológicas, 44, 1-7. https://doi.org/10.5433/1679-0375.2023.v44.47985 DOI: https://doi.org/10.5433/1679-0375.2023.v44.47985

Parma, M. G., Mendes, I. C., Pimenta, A. R., Oliveira, A. L. C., Felix, V. S., Beraldo, H., Thaumaturgo, N., Souza, C. R. F., Mayer, R., Oliveira, A. P., Oliveira, M. B., Oliveira, M. A., & Freitas, R. P. (2023). Probing creation process of paintings from Tarsila do Amaral (1886-1973) by MA-XRF and differential X-ray attenuation. Radiation Physics and Chemistry, 212, 111191. https://doi.org/10.1016/j.radphyschem.2023.111191 DOI: https://doi.org/10.1016/j.radphyschem.2023.111191

Pereira, M. O., Felix, V. S., Oliveira, A. L., Ferreira, D. S., Pimenta, A. R., Carvalho, C. S., Silva, F. L., Perez, C. A., Galante, D., & Freitas, R. P. (2021). Investigating counterfeiting of an artwork by XRF, SEM-EDS, FTIR and synchrotron radiation induced MA-XRF at LNLS-Brazil. Spectrochimica Acta Part A: Molecular and Biomolecular Spectroscopy, 246, 118925. https://doi.org/10.1016/j.saa.2020.118925 DOI: https://doi.org/10.1016/j.saa.2020.118925

Rosi, F., Cartechini, L., Sali, D., & Miliani, C. (2019). Recent trends in the application of Fourier transform infrared (FT-IR) spectroscopy in heritage science: From micro- to non-invasive FT-IR. In L. Sabbatini & I. D. van der Werf (Eds.), Chemical analysis in cultural heritage (pp. 121-150). De Gruyter. https://doi.org/10.1515/9783110457537-006 DOI: https://doi.org/10.1515/9783110457537-006

Solé, V. A., Papillon, E., Cotte, M., Walter, P., & Susini, J. (2007). A multiplatform code for the analysis of energy-dispersive X-ray fluorescence spectra. Spectrochimica Acta Part B: Atomic Spectroscopy, 62(1), 63-68. https://doi.org/10.1016/j.sab.2006.12.002 DOI: https://doi.org/10.1016/j.sab.2006.12.002

Thaumaturgo, N., Souza, C. R. F., Fialho, T. J. N. A., Liarth, R. S., Oliveira, A. P., Guimarães, D., Felix, V. S., Pimenta, A. R., Oliveira, A. L. C., Oliveira, M. B., Oliveira, M. A., Ferreira, D. S. R., & Freitas, R. P. (2024). Analysis of Brazilian Paintings of the 20th Century: Suspects and authentics through in situ and Non-Invasive techniques. Spectrochimica Acta Part A: Molecular and Biomolecular Spectroscopy, 304, 123431. https://doi.org/10.1016/j.saa.2023.123431 DOI: https://doi.org/10.1016/j.saa.2023.123431

Thaumaturgo, N., Souza, C. R. F., Liarth, R. S., Oliveira, A. P., Mayer, R., Parma, M. G., Felix, V. S., Pimenta, A. R., & Freitas, R. P. (2024). "Operação Sol Poente": Avaliação das obras de Tarsila do Amaral recuperadas pela Polícia Civil / RJ. Revista Brasileira de Criminalística, 13(1), 47-57. https://doi.org/10.15260/rbc.v13i1.745 DOI: https://doi.org/10.15260/rbc.v13i1.745

Van der Snickt, G., Legrand, S., Slama, I., Van Zuien, E., Gruber, G., Van der Stighelen, K., Klaassen, L., Oberthaler, E., & Janssens, K. (2018). In situ macro X-ray fluorescence (MA-XRF) scanning as a non-invasive tool to probe for subsurface modifications in paintings by P. P. Rubens. Microchemical Journal, 138, 238-245. https://doi.org/10.1016/j.microc.2018.01.019 DOI: https://doi.org/10.1016/j.microc.2018.01.019

Publicado

2025-07-08

Como Citar

Rocha Junior, N. T., de Souza, C. R. F., Pimenta, A. R., Félix, V. de S., & de Freitas, R. P. (2025). Utilização da Técnica de MA-XRF na Autenticação de Obra de Guignard Recuperada pela Polícia Civil RJ. Semina: Ciências Exatas E Tecnológicas, 46, e52400. https://doi.org/10.5433/1679-0375.2025.v46.52400

Edição

Seção

Arqueometria (seção especial)

Dados de financiamento

Loading...