Aerodinâmica Experimental de um Aerofólio NACA 4424 em Escoaento de Baixo Número de Reynolds

Aerodinâmica Experimental de um Aerofólio NACA 4424 em Escoaento de Baixo Número de Reynolds

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0375.2024.v45.51520

Palavras-chave:

NACA 4424, ensaios em túnel de vento, baixo número de Reynolds, desempenho aerodinâmico, micro-veículos aéreos

Resumo

Este artigo apresenta dados de túnel de vento sobre as características aerodinâmicas de um aerofólio NACA4424 operando em escoamento com baixo número de Reynolds (∼ Re = 2 × 105). O estudo se concentra nas características de sustentação, arrasto e estol do aerofólio, cruciais para várias aplicações de engenharia, como pequenos veículos aéreos não tripulados (UAVs) e micro veículos aéreos (MAVs). Dados experimentais foram obtidos por meio de testes em túnel de vento em vários ângulos de ataque para um número de Reynolds específico. A análise foi complementada por simulações XFOIL para destacar os efeitos do baixo número de Reynolds no desempenho aerodinâmico do aerofólio. As descobertas contribuem para a compreensão do comportamento aerodinâmico em números de Reynolds baixos, auxiliando no projeto e otimização de perfis de aerofólio para desempenho eficiente em sistemas aéreos de pequena escala.

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Biografia do Autor

Odenir de Almeida, Universidade Federal de Uberlândia

Prof. Dr., Centro de Pesquisa em Aerodinâmica Experimental, UFU, Uberlândia, MG, Brasil

Rafael de Rezende Dias, Universidade Federal de Uberlândia

Graduando em Engenharia Aeronáutica pela UFU, MG, Brasil. Intercâmbio na SUPAERO, França.

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Publicado

2024-12-13

Como Citar

de Almeida, O., & Dias, R. de R. (2024). Aerodinâmica Experimental de um Aerofólio NACA 4424 em Escoaento de Baixo Número de Reynolds. Semina: Ciências Exatas E Tecnológicas, 45, e51520. https://doi.org/10.5433/1679-0375.2024.v45.51520

Edição

Seção

Engenharias
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