Aerodinâmica Experimental de um Aerofólio NACA 4424 em Escoaento de Baixo Número de Reynolds
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0375.2024.v45.51520Palavras-chave:
NACA 4424, ensaios em túnel de vento, baixo número de Reynolds, desempenho aerodinâmico, micro-veículos aéreosResumo
Este artigo apresenta dados de túnel de vento sobre as características aerodinâmicas de um aerofólio NACA4424 operando em escoamento com baixo número de Reynolds (∼ Re = 2 × 105). O estudo se concentra nas características de sustentação, arrasto e estol do aerofólio, cruciais para várias aplicações de engenharia, como pequenos veículos aéreos não tripulados (UAVs) e micro veículos aéreos (MAVs). Dados experimentais foram obtidos por meio de testes em túnel de vento em vários ângulos de ataque para um número de Reynolds específico. A análise foi complementada por simulações XFOIL para destacar os efeitos do baixo número de Reynolds no desempenho aerodinâmico do aerofólio. As descobertas contribuem para a compreensão do comportamento aerodinâmico em números de Reynolds baixos, auxiliando no projeto e otimização de perfis de aerofólio para desempenho eficiente em sistemas aéreos de pequena escala.
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