Caracterização dos Materiais Pictóricos de Duas Esculturas do Século 18: Rei Davi e Betsabá

Caracterização dos Materiais Pictóricos de Duas Esculturas do Século 18: Rei Davi e Betsabá

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0375.2023.v44.47972

Palavras-chave:

arqueometria, fluorescência de raios X, espectroscopia raman, escultura barroca

Resumo

Neste trabalho, a técnica de fluorescência de raios X foi empregada para a caracterização dos materiais pictóricos utilizados em duas esculturas do século XVIII. Além disso, a espectroscopia Raman foi utilizada para caracterizar a camada de preparação utilizada nas esculturas. As esculturas analisadas são entalhadas em madeira, com douramento e policromia, e representam os personagens bíblicos Betsabá e rei Davi. As esculturas são propriedades da Igreja de Nossa Senhora do Pilar, em Duque de Caxias, RJ. As análises de XRF foram realizadas utilizando um sistema portátil de ED-XRF, que possui um tubo de raios X de baixa potência (Amptek) com alvo de prata (Ag) e um detector SDD (Amptek). As análises de espectroscopia Raman foram realizadas utilizando o equipamento de microscopia Raman DXR2 (Thermo Fisher Scientific) com uma fonte de laser de 785 nm. Os resultados obtidos a partir das técnicas de XRF e espectroscopia Raman sugerem a presença de Gesso, Calcita, Sulfato de cálcio na camada de preparação. Além disso, os resultados obtidos somente com XRF sugerem a presença dos seguintes pigmentos nas esculturas: Branco de Chumbo, Branco de Titânio, Litopone, Ocre, Vermilion, Vermelho de Chumbo e douramento com folhas de ouro. As análises mostraram também que a escultura de Betsabá provavelmente foi submetida a alguns processos de reintegrações cromáticas ao longo dos anos devido a heterogeneidade de pigmentos encontrados numa mesma região

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Francis A. C. R. A. Sanches, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Estudante de doutorado, Departamento de Física Aplicada e Termodinâmica, UERJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Raysa C. Nardes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutora, Departamento de Física Aplicada e Termodinâmica, UERJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Ramon S. dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Dr., Departamento de Física Aplicada e Termodinâmica UERJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Roberta G. Leitão, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutora, Departamento de Física Aplicada e Termodinâmica, UERJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Catarine C. G. Leitão, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutora, Departamento de Física Aplicada e Termodinâmica, UERJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Joaquim T. Assis, Instituto Politécnico - IPRJ/UERJ

Doutor Professor, Instituto Politécnico, Nova Friburgo, RJ, Brasil

Elanie T. de Gusmão, D'Gusmão Conservação e Restauração de obras de arte

Mestre, Conservação e Restauração de Obras de Arte D'Gusmão, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Ricardo T. Lopes, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutor Professor, Laboratório de Instrumentação Nuclear, COPPE / UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Davi F. de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Jnaeiro - UFRJ

Doutor Professor, Laboratório de Instrumentação Nuclear, COPPE / UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Marcelino J. dos Anjos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutor Professor, Departamento de Física Aplicada e Termodinâmica, UERJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Referências

Adriaens, A. (2005). Non-destructive analysis and testing of museum objects: An overview of 5 years of research. Spectrochimica Acta Part B, 60, 1503–1516. DOI: https://doi.org/10.1016/j.sab.2005.10.006

Ali, M. F., & Mansour, M. M. A. (2018). A study of biodeterioration and chromatic alterations of painted and gilded mummy cartonnage at the Saqqara Museum Storeroom, Egypt. Archaeometry, 60, 845–858. DOI: https://doi.org/10.1111/arcm.12340

Alves, M. (2021). Furtada há 47 anos, imagem de Rei Davi é recuperada pela Diocese de Duque de Caxias. Diário do Rio.

Barata, C., Carballo, J., António João Cruz, A. J., Coroado, J., Araújo, M. E., & Mendonça, M. H. (2013). Characterization by chemical analysis of Portuguese baroque polychrome wooden sculptures with erudite and popular features. Química Nova, 36(1), 21–26. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-40422013000100005

Bonizzoni, L., Bruni, S., Gargano, M., Guglielmi, V., Zaffino, C., Pezzotta, A., Pilato, A., Auricchio, T., Delvaux, L., & Ludwig, N. (2018). Use of integrated non-invasive analyses for pigment characterization and indirect dating of old restorations on one Egyptian coffin of the XXI dynasty. Microchemical Journal, 138, 122–131. DOI: https://doi.org/10.1016/j.microc.2018.01.002

Bruni, S., Cariati, F., Casadio, F., & Toniolo, L. (1999). Identification of pigments on a XV century illuminated parchment by Raman and FTIR microspectroscopies. Spectrochimica Acta Part A: Molecular and Biomolecular Spectroscopy, 55(7-8), 1371–1377. DOI: https://doi.org/10.1016/S1386-1425(98)00300-X

Clark, R. J. H. (2002). Pigment identification by spectroscopic means: an arts/science interface. Comptes Rendus Chimie, 5, 7–20. DOI: https://doi.org/10.1016/S1631-0748(02)01341-3

Coccato, A., Jehlicka, J., Moens, L., & Vandenabeele, P. (2015). Raman spectroscopy for the investigation of carbon-based black pigments. Journal Of Raman Spectroscopy, 46(10), 1003–1015. DOI: https://doi.org/10.1002/jrs.4715

Coelho, B. R. V. (2005). Materiais, técnicas e conservação. In B. C. Coelho (org), Devoção e arte: Imaginária religiosa em Minas Gerais (pp. 233–245). Universidade de São Paulo.

Fabrino, R. J. H. (2012). Os Furtos de Obras de Arte Sacra em Igrejas Tombadas do Rio de Janeiro (1957-1995). [Dissertação de Mestrado, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional].

Felix, V. S., Mello, U. L., Pereira, M. O., Oliveira, A. L., Ferreira, D. S., Carvalho, C. S., Silva, F. L., Pimenta, A. R., Diniz, M. G., & Freitas, R. P. (2018). Analysis of a European cupboard by XRF, Raman and FT-IR. Radiation Physics And Chemistry, 151, 198–204. DOI: https://doi.org/10.1016/j.radphyschem.2018.06.036

Freitas, R. P., Ribeiro, I. M., Calza, C., Oliveira, A. L., Felix, V. S., Ferreira, D. S., Pimenta, A. R., Pereira, R. V., Pereira, M. O., & Lopes, R. T. (2016). Analysis of a Brazilian baroque sculpture using Raman spectroscopy and FT-IR. Spectrochimica Acta Part A: Molecular and Biomolecular Spectroscopy, 154, 67–71. DOI: https://doi.org/10.1016/j.saa.2015.10.013

Gulotta, D., Goidanich, S., Bertoldi, M., Bortolotto, S., & Toniolo, L. (2012). Gildings and false gildings of the baroque age: characterization and conservation problems. Archaeometry, 54, 940–954. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1475-4754.2011.00658.x

Hradil, D., Janka Hradilová, J., Bezdička, P., & Serendan, C. (2017). Late Gothic/early Renaissance gilding technology and the traditional poliment material “Armenian bole”: Truly red clay, or rather bauxite? Applied Clay Science, 135, 271–281. DOI: https://doi.org/10.1016/j.clay.2016.10.004

Kontoyannis, C. G., & Vagenas, N. V. (2000). Calcium carbonate phase analysis using XRD and FT-Raman spectroscopy. Analyst, 125, 251–255. DOI: https://doi.org/10.1039/a908609i

Lauridsen, C. B., Sanyova, J., & Simonsen, K. P. (2014). Analytical study of modern paint layers on metal knight shields: The use and effect of Titanium white. Spectrochimica Acta Part A: Molecular and Biomolecular Spectroscopy, 124, 638–645. DOI: https://doi.org/10.1016/j.saa.2014.01.077

Le Gac, A., Seruya, A. I., Lefftz, M., & Alarcão, A. (2009). The main altarpiece of the Old Cathedral of Coimbra (Portugal): characterization of gold alloys used for gilding from 1500 to 1900. ArcheoSciences, revue d’archéométrie, 33, 423–432. DOI: https://doi.org/10.4000/archeosciences.2562

Palamara, E., Das, P. P., Nicolopoulos, S., Tormo Cifuentes, L., Kouloumpi, E., Terlixi, A., & Zacharias, N. (2021). Towards building a Cathodoluminescence (CL) database for pigments: characterization of white pigments. Heritage Science, 9, 1–14. DOI: https://doi.org/10.1186/s40494-021-00575-4

Prieto-Taboada, N., Gomez-Laserna, O., MartínezArkarazo, I., Olazabal, M. Á., & Madariaga, J. M. (2014). Raman spectra of the different phases in the CaSO4–H2O system. Analytical chemistry, 86(20), 10131–10137. DOI: https://doi.org/10.1021/ac501932f

Ricci, C., Borgia, I., Brunetti, B. G., Miliani, C., Sgamellotti, A., Seccaroni, C., & Passalacqua, P. (2004). The Perugino’s palette: integration of an extended in situ xrf study by raman spectroscopy. Journal Of Raman Spectroscopy, 35(89), 616–621. DOI: https://doi.org/10.1002/jrs.1131

Rodrigues, V. S., & Mello, I. S. (2020). Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar - RJ. Boletim do Gerenciamento, 21(21), 1–12.

Sanches, F. A. C. R. A., Nardes, R. C., Santos, R. S., Netto, C. E. L., Freitas, R. P., Oliveira, D. F., Lopes, R. T., Leitão, C. C. G., & Anjos, M. J. (2022). Non-invasive characterization of the painting Saint John the Evangelist by means spectroscopic methods. Brazilian Journal of Radiation Sciences, 10(3), 1–14. DOI: https://doi.org/10.15392/2319-0612.2022.1964

Sawczak, M., Kamińska, A., Rabczuk, G., Ferretti, M., Jendrzejewski, R., & Śliwiński, G. (2009). Complementary use of the Raman and XRF techniques for non-destructive analysis of historical paint layers. Applied Surface Science, 255(10), 5542–5545. DOI: https://doi.org/10.1016/j.apsusc.2008.07.138

Solé, V. A., Papillon, E., Cotte, M., Walter, P., & Susini, J. (2007). A multiplatform code for the analysis of energy-dispersive X-ray fluorescence spectra. Spectrochimica Acta Part B: Atomic Spectroscopy, 62, 63–68. DOI: https://doi.org/10.1016/j.sab.2006.12.002

Spring, M., & Gorout, R. (2002). The Blackening of Vermilion: An Analytical Study of the Process in Paintings. National Gallery Technical Bulletin, 23.

Tomasini, E. P., Halac, E. B., Reinoso, M., Liscia, E. J., & Maier, M. S. (2012). Micro-Raman spectroscopy of carbon-based black pigments. Journal Of Raman Spectroscopy, 43(11), 1671–1675. DOI: https://doi.org/10.1002/jrs.4159

Vandenabeele, P., & Donais, M. K. (2016). Mobile Spectroscopic Instrumentation in Archaeometry Research. Applied Spectroscopy, 70, 27–41. DOI: https://doi.org/10.1177/0003702815611063

Zuena, M., Baroni, L., Graziani, V., Iorio, M., Lins, S., Ricci, M. A., Ridolfi, S., Ruggiero, L., Tortora, L., & Valbonetti, L. (2021). The techniques and materials of a 16th century drawing by Giorgio Vasari: A multi-analytical investigation. Microchemical Journal, 170, 106757. DOI: https://doi.org/10.1016/j.microc.2021.106757

Publicado

2023-11-13

Como Citar

Sanches, F. A. C. R. A., Nardes, R. C., Santos, R. S. dos, Leitão, R. G., Leitão, C. C. G., Assis, J. T., Gusmão, E. T. de, Lopes, R. T., Oliveira, D. F. de, & Anjos, M. J. dos. (2023). Caracterização dos Materiais Pictóricos de Duas Esculturas do Século 18: Rei Davi e Betsabá. Semina: Ciências Exatas E Tecnológicas, 44, e47972. https://doi.org/10.5433/1679-0375.2023.v44.47972

Edição

Seção

Arqueometria (seção especial)

Dados de financiamento

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Loading...