Simulação computacional de perfil aerodinâmico de um veículo do tipo fórmula SAE utilizando OpenFOAM

Simulação computacional de perfil aerodinâmico de um veículo do tipo fórmula SAE utilizando OpenFOAM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0375.2022v43n1p3

Palavras-chave:

OpenFOAM, Aerodinâmica, Fluidodinâmica computacional, Fórmula SAE

Resumo

Melhorar o design de veículos é importante não somente por questões estéticas, mas também para garantir melhor eficiência e menor consumo de combustível. O presente estudo tem a intenção de prover uma abordagem computacional para um problema físico real de engenharia: a aerodinâmica de automóveis. Este estudo foi focado na aplicação do software livre OpenFOAM para estudar os efeitos aerodinâmicos na geometria externa de um veículo do tipo Fórmula SAE. O veículo utilizado foi o modelo Z03 do time ZEUS da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Este time participa ativamente de competições universitárias na categoria Fórmula SAE, e a melhoria aerodinâmica do equipamento aumenta a eficiência e a competitividade do carro. Os coeficientes de arrasto e sustentação foram estudados como forma de melhoria de eficiência e estabilidade do veículo. O procedimento de simulação foi sistematizado e os resultados encontrados foram satisfatoriamente validados com dados da literatura.

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Biografia do Autor

Lúcio Vargas de Albuquerque Nunes, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Prof. Dr. eo Departamento de Matemática e Matemática Aplicada da Universidade Federal de Lavras, MG

Evelise Roman Corbalan Góis Freire, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Aluno de Graduação na Universidade Federal de Lavras, MG.

Jonas Laerte Ansoni, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Prof. Dr. do Departamento de Matemática e Matemática Aplicada da Universidade Federal de Lavras, MG

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Publicado

2022-05-16

Como Citar

Nunes, L. V. de A., Freire, E. R. C. G., & Ansoni, J. L. (2022). Simulação computacional de perfil aerodinâmico de um veículo do tipo fórmula SAE utilizando OpenFOAM. Semina: Ciências Exatas E Tecnológicas, 43(1), 3–10. https://doi.org/10.5433/1679-0375.2022v43n1p3

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Seção

Artigos
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