Simulação computacional de perfil aerodinâmico de um veículo do tipo fórmula SAE utilizando OpenFOAM

Simulação computacional de perfil aerodinâmico de um veículo do tipo fórmula SAE utilizando OpenFOAM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0375.2022v43n1p3

Palavras-chave:

OpenFOAM, Aerodinâmica, Fluidodinâmica computacional, Fórmula SAE

Resumo

Melhorar o design de veículos é importante não somente por questões estéticas, mas também para garantir melhor eficiência e menor consumo de combustível. O presente estudo tem a intenção de prover uma abordagem computacional para um problema físico real de engenharia: a aerodinâmica de automóveis. Este estudo foi focado na aplicação do software livre OpenFOAM para estudar os efeitos aerodinâmicos na geometria externa de um veículo do tipo Fórmula SAE. O veículo utilizado foi o modelo Z03 do time ZEUS da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Este time participa ativamente de competições universitárias na categoria Fórmula SAE, e a melhoria aerodinâmica do equipamento aumenta a eficiência e a competitividade do carro. Os coeficientes de arrasto e sustentação foram estudados como forma de melhoria de eficiência e estabilidade do veículo. O procedimento de simulação foi sistematizado e os resultados encontrados foram satisfatoriamente validados com dados da literatura.

Biografia do Autor

Lúcio Vargas de Albuquerque Nunes, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Prof. Dr. eo Departamento de Matemática e Matemática Aplicada da Universidade Federal de Lavras, MG

Evelise Roman Corbalan Góis Freire, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Aluno de Graduação na Universidade Federal de Lavras, MG.

Jonas Laerte Ansoni, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Prof. Dr. do Departamento de Matemática e Matemática Aplicada da Universidade Federal de Lavras, MG

Referências

FREIRE, E. R. C. G.; SELEGHIM JUNIOR, P. optimization of fermenters for ethanol production: residence time analysis applying computational fluid dynamics. Semina: Exact and Technological Sciences, v. 41, n. 1,p. 51-58, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1679-0375.2020v41n1p51.

GAGNON, L.; RICHARD, M. Parallel CFD of a prototype car with OpenFOAM. In: WORKSHOP OPENFOAM, 5., 2010, Gothenburg. Proceedings [. . . ]. Gothenburg: OpenFOAM, 2010.

GUERRERO, A.; CASTILLA, R. Aerodynamic study of the Wake Effects on a Formula 1 Car. Energies, Basel, v. 13, n. 19, 2020. DOI 10.3390/en13195183.

HOLZMANN, T. Mathematics, numericals, derivations and OpenFOAM. 4th ed. Germany: [s. n.], 2017.

JATHAR, L.; BORSE, S. Study of Flow over Car by Changing Different Parameters using OpenFOAM. International Journal of Fluids Engineering. Delhi, v. 6, n. 1, p. 29-39, 2014.

JATHAR, L.; NIKAN, K.C.; BORSE, S. Determination of Coefficient of Lift And Lift Force on Sedan Car Body by Changing Different Parameters Using OpenFOAM. International Journal on Recent Technologies in Mechanical and Electrical Engineering, Rajasthan, v. 1, n. 5, p. 10-18, 2014.

NASA - NATIONAL AERONAUTICS AND SPACE ADMINISTRATION. What is Aerodynamics. Washington: Nasa, 2011. Available from <https://www.nasa .gov/audience/forstudents/k-4/stories/nasa-knows /what-is-aerodynamics-k4.html>. Access: Mar. 20, 2022.

NEBENFUHR, B. OpenFOAM: a tool for predicting automotive relevant flow fields. Gothenburg: Chalmers University of Technology, 2010.

PORCAR, L.; TOETI, W.; GAMEZ-MONTERO, P. J. Study of the Effect of Vertical Airfoil Endplates on Diffusers in Vehicle Aerodynamics. Designs, Basel, v. 5, n.3, 1-23, 2021. DOI: https://doi.org/10.3390/designs5030045.

PRASANTH, A.; BISWAL, S.; GUPTA, A.; BARODAWALA, A. Complete Design and Optimization of the Aerodynamics of a FSAE Car using Solid works ANSYS & XFLR5. London: Proceedings of the World Congress on Engineering 2016. v. 2.

RAVELLI, U.; SAVINI, M. Aerodynamic Simulation of a 2017 F1 Car with Open-Source CFD Code. Journal of Traffic and Transportation Engineering, [s. l.], v. 6, p.155- 163, 2018. DOI 10.17265/2328-2142/2018.04.0013.

ROACHE, P. J. Verification of codes and calculations. AIAA Journal. Reston, v. 36, n. 5, p. 696-702, 1999.

Downloads

Publicado

2022-05-16

Como Citar

Nunes, L. V. de A., Freire, E. R. C. G., & Ansoni, J. L. (2022). Simulação computacional de perfil aerodinâmico de um veículo do tipo fórmula SAE utilizando OpenFOAM. Semina: Ciências Exatas E Tecnológicas, 43(1), 3–10. https://doi.org/10.5433/1679-0375.2022v43n1p3

Edição

Seção

Artigos
Loading...