Simulação computacional de perfil aerodinâmico de um veículo do tipo fórmula SAE utilizando OpenFOAM
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0375.2022v43n1p3Palavras-chave:
OpenFOAM, Aerodinâmica, Fluidodinâmica computacional, Fórmula SAEResumo
Melhorar o design de veículos é importante não somente por questões estéticas, mas também para garantir melhor eficiência e menor consumo de combustível. O presente estudo tem a intenção de prover uma abordagem computacional para um problema físico real de engenharia: a aerodinâmica de automóveis. Este estudo foi focado na aplicação do software livre OpenFOAM para estudar os efeitos aerodinâmicos na geometria externa de um veículo do tipo Fórmula SAE. O veículo utilizado foi o modelo Z03 do time ZEUS da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Este time participa ativamente de competições universitárias na categoria Fórmula SAE, e a melhoria aerodinâmica do equipamento aumenta a eficiência e a competitividade do carro. Os coeficientes de arrasto e sustentação foram estudados como forma de melhoria de eficiência e estabilidade do veículo. O procedimento de simulação foi sistematizado e os resultados encontrados foram satisfatoriamente validados com dados da literatura.
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