A manufatura enxuta no polo moveleiro norte de Santa Catarina sob a ótica do planejamento estratégico
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0375.2022v43n1p55Palavras-chave:
Gestão estratégica, Pensamento enxuto, Produção enxutaResumo
Esse artigo analisou o processo de aplicação da Manufatura Enxuta (ME) em empresas no Polo Moveleiro Norte de Santa Catarina buscando identificar sua aderência em relação aos conceitos e definições do planejamento estratégico, dentro de uma perspectiva de longo prazo, para viabilizar o seu sucesso. Diversas empresas do Polo Moveleiro Norte de Santa Catarina tem, como objetivo melhorar a sua competitividade com a aplicação da ME. O presente artigo está baseado em uma pesquisa qualitativa junto a esse polo para identificar elementos, através de uma análise dos dados, que permitiram entender a dinâmica que foi aplicada nesse processo de implantação da ME e sua interface com o planejamento estratégico de operações. Assim, como resultados dessa pesquisa, o estudo apresentou as principais características e comportamentos relacionados aos conceitos do planejamento estratégico alinhados a esse processo de implantação, ou seja: o treinamento de pessoal, a comunicação, o suporte na solução de problemas, o monitoramento dos indicadores, e as revisão e melhorias regulares. O estudo forneceu as importantes indicações sobre as práticas mais adequadas a um processo consistente para a implantação da ME de modo a obter resultados mais robustos e sustentáveis através do comprometimento dos colaboradoresDownloads
Referências
ALVES, L. L. et al. Implementação de ferramentas de controle da produção em pequenas empresas: estudo de caso em uma fabrica moveleira. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO, 33., 2013, Salvador. Anais [...]. Salvador: [s. n.], 2013. p. 1-16.
BERTO, R. M.V.S; NAKANO, D. N. Revisitando a produção cientifica nos anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Produção, São Paulo, v. 24, n. 1, p.225-232, 2014.
BUZAN, T. Dominando a técnica dos mapas mentais: guia completo de aprendizado e uso da mais poderosa ferramenta de desenvolvimento da mente humana. Tradução de Marcelo Brandao Cipolla. Sao Paulo: Cultrix, 2019.
CHOW, S. C.; SHAO, J.; WANG, H. Sample size calculations in clinical research. 2nd ed. Boca Raton: Chapman & Hall, 2008.
DANGAYACH, G. S.; DESHMUKH, S. G. Manufacturing strategy: literature review and some issues. International Journal of Operations & Production Management, [s. l.], v. 21, n. 7, p. 884- 932, 2001.
FERREIRA G. A. O. Aplicação do lean em pequenas empresas: um estudo de caso no setor de alimentação fora do lar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
FNQ - FUNDACAO NACIONAL DA QUALIDADE. Critérios de excelência. São Paulo: Fundação Nacional da Qualidade, 2010.
HAIR JUNIOR, J. F.; WILLIAM, B.; BABIN, B.; ANDERSON, R. E. Análise multivariada de dados. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 14. ed. Londres: Pearson, 2013.
LYNCH, R. L. Strategic management. 7 th ed. Londres: Pearson, 2015.
LUDWIG, J. P.; FAIZ, E. B.; PALOSCHI, R. B.; SOUZA, J. Planejamento estratégico: análise de eficácia da metodologia aplicada por meio da Escala Likert. Revista Espacios, Caracas, v. 36, n. 16, p. 9, 2015.
MATT, D. T.; RAUCH, E. Implementation of Lean Production in Small Sized Enterprises. Procedia CIRP, Amsterdam, v. 12, p. 420–425, 2013.
NORTH, K.; VARVAKIS, G. Competitive strategies for small and medium enterprises: increasing crisis resilience, agility and innovation in turbulent times. Switzerland: Springer International Publishing, 2016.
SINDUSMOBIL. Exportações Dados Gerais 2020 × 2019. São Bento do Sul: Sindicato da Industria do Mobiliário, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Semina: Ciências Exatas e Tecnológicas
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.