Estudo numérico da resistência hidrodinâmica num kayak de competição
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0375.2021v42n2p131Palavras-chave:
Métodos numéricos, Simulação numérica, Método dos Volumes Finitos, Design do casco de kayaks, Força de arrasto, Superfície Livre. TurbulênciaResumo
Neste trabalho é realizado um estudo numérico sobre o escoamento em torno do casco de um kayak de competição, com o objetivo de prever as forças de arrasto. As simulações numéricas foram realizadas inicialmente considerando a geometria de um casco Wigley, um caso típico de validação para escoamentos em torno de embarcações marítimas. A força de arrasto total e os perfis de onda do casco foram obtidos para vários números de Froude e uma comparação com medidas experimentais foi realizada. Após validação e verificação do método numérico, foi estudado o escoamento em torno de dois kayaks de competição. A força de arrasto foi calculada e comparada com dados experimentais e numéricos.Downloads
Referências
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