Estudo da reação entre tiocianato de amônio e Fe (II) ou Fe (III) utilizando a espectroscopia no infravermelho: um experimento de química prebiótica.
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0375.2010v31n1p15Palavras-chave:
química prebiótica, tiocianato de amônio, ferro, guanidinaResumo
A química prebiótica estuda as reações que podem ter desempenhado um papel importante para a origem da vida na Terra. No entanto estas reações devem ser realizadas em laboratórios nas condições que existiram na Terra prebiótica. Os experimentos de laboratório do aquecimento de substâncias em estado sólido podem ser relacionados aos seguintes ambientes prebióticos: resfriamento de lava de vulcões sobre o solo e o impacto de meteoros ou cometas sobre a Terra. No presente trabalho a reação em estado sólido entre o tiocianato de amônio e Fe (II) ou Fe (III) foi estudada. As amostras foram aquecidas a 220 ºC em diversos tempos (6 horas, 24 horas, 7 dias). O principal resultado deste trabalho foi que uma reação de oxidação-redução esta ocorrendo entre o Fe (II) e o tiocianato de amônio, os espetros infravermelhos do produto de reação tiocianato de amônio/Fe (II) mostraram uma banda que é característica do ferricianeto. Os espectros infravermelhos também mostraram neste produto de reação bandas características do tiocianato de guanidina. Portanto, o aquecimento do tiocianato de amônio com Fe (II) em estado sólido esta formando tiocianato de guanidina e ao mesmo tempo oxidando o Fe (II) para Fe (III). O produto da reação entre Fe (III) e tiocianato de amônio é o tiocianato de guanidina. O Fe (II) e o Fe (III) reagem de forma diferente com o tiocianato de amônio.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.