Avaliação das deflexões da via férrea utilizando o método dos elementos finitos

Avaliação das deflexões da via férrea utilizando o método dos elementos finitos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0375.2020v41n1p95

Palavras-chave:

Via férrea. Método dos elementos finitos. Deflexão da via.

Resumo

O transporte ferroviário está ligado à eficiência da infraestrutura de transportes. A sua importância ficou evidenciada com as crescentes dificuldades apresentadas pelo transporte rodoviário nacional. Por isso, tem-se buscado o alívio dos gargalos logísticos, e as propostas que visam melhorias no modal ferroviário têm ganhado cada vez mais atenção como alternativa. Nesse sentido, o conhecimento do comportamento mecânico da via é fundamental, tanto para a manutenção, quanto para o projeto de novas ferrovias. Assim, o objetivo deste trabalho é estudar o comportamento mecânico da via férrea, através de uma modelagem com o emprego do método dos elementos finitos. Para tanto, foi elaborado um modelo tridimensional do trilho, e os demais componentes da via férrea foram simulados pela consideração de molas com coeficientes de rigidez constantes, conforme o conceito do coeficiente de rigidez de apoio. Os resultados obtidos foram comparados com dados da literatura e formulações analíticas, a partir do método de Talbot. Como resultado, foram encontradas bacias de deflexão similares entre os modelos comparados, as suas divergências ocorreram em função das diferentes considerações dos modelos.

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Biografia do Autor

Jean Felipe Miecoanski, Universidade Federal do Paraná

Mestrando do PPGECC; Pesquisador do GPDAI, UFPR, Curitiba, Paraná, Brasil

Daniane Franciesca Vicentini, Universidade Federal do Paraná

Profa. Dra. Pesquisadora do GPDAI, Dpto. de Transportes, UFPR, Curitiba, Paraná, Brasil

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Publicado

2020-06-22

Como Citar

Miecoanski, J. F., & Vicentini, D. F. (2020). Avaliação das deflexões da via férrea utilizando o método dos elementos finitos. Semina: Ciências Exatas E Tecnológicas, 41(1), 95–104. https://doi.org/10.5433/1679-0375.2020v41n1p95

Edição

Seção

Artigos
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