Método rápido de análise do estado de saúde (SOH) de baterias de íon lítio de telefones celulares descartados empregando os conceitos da técnica de titulação galvanostática intermitente (GITT).
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0375.2009v30n2p137Palavras-chave:
Baterias de telefones celulares de íon lítio, Estado de Saúde (SOH), GITT, coeficiente de difusão.Resumo
O estado de saúde (state of health - SOH) é um importante parâmetro de avaliação de uma bateria recarregável, pois determina seu tempo de vida útil (número de ciclos) e auxilia na manutenção dos sistemas eletrônicos abastecidos com estas baterias. Neste trabalho o estado de saúde e o coeficiente de difusão aparente Dap de baterias de íon lítio descartadas de telefones celulares foram medidos e correlacionados com o objetivo de diminuir o tempo de análise do SOH para as baterias. O coeficiente de difusão aparente é uma modificação do coeficiente de difusão iônico obtido pela técnica GITT. A correlação entre SOH e Dap é bem comportada revelando uma dependência cúbica. O tempo de análise pode, portanto, ser reduzido em mais de 1 h.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.