Um reoviscosímetro de queda de esferas de baixo custo para fluidos alimentares.
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0375.1994v14n4p360Palavras-chave:
Reologia, reoviscosímetro, fluidos alimentares não-newtonianos, viscosidade, taxa de distensão, tensão de cisalhamento.Resumo
O viscosímetro de queda de esferas (Höppler) foi modificado para medir as propriedades reológicas de fluidos alimentares não-nowtonianos. A base teórica que fundamentou o desenvolvimento deste reoviscosímetro foi a análise do escoa-mento lento de fluido não-newtoniano na vizinhança de esferas rígidas. Um dispositivo eletromagnético com cronômetro automático, permitiu a determinação da tensão cisalhante e da taxa de distensão correspondente, atravês de medidas da velocidade terminal, inclusive para fluidos não transparentes. O reoviscosímetro de queda de esferas mostrou ser reprodutivo quando testado com um fluido newtoniano (glicerol) e forneceu parâmetros reológicos que não diferenciaram significativamente daqueles obtidos por rotoviscosímetros na avaliação de produto não-newtoniano (solução de caragena 1%, 25oC). Foram estabelecidos comportamentos reológicos para o purê de pera, leite condensado e mel de flor de laranjeira, com o emprego do modelo da lei da potência, os quais apresentaram boa concordância com os dados da literatura. A faixa da taxa de distensão (g) embora não tão ampla como em alguns instrumentos muito mais custosos, é suficiente larga para incluir a maioria dos produtos alimentares fluidos no que diz respeito à identificação dos estímulos associados à avaliação sensorial da viscosidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.