Confiabilidade do canal em sistemas DS/CDMA com codificação turbo sujeitos ao desvanecimento lento e seletivo em freqüência e interferência de múltiplo acesso.
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0375.2008v29n2p139Palavras-chave:
Confiabilidade do Canal, Códigos Turbo, DS/CDMA, Detecção uniusuário, Canais de Multipercurso.Resumo
Neste trabalho analisa as estratégias de codificação turbo e convolucional aplicadas ao problema da detecção uniusuário (SuD - Single User Detection) em sistemas de múltiplo acesso DS/CDMA (Direct Sequence/Code Division Multiple Access) considerando canais de multipercurso com desvanecimento lento e seletivo em freqüência. Neste trabalho, propõe-se uma nova equação para o fator de confiabilidade do canal DS/CDMA, obtida a partir de resultados de desempenho de simulação Monte Carlo (MCS). Comparações com resultados da literatura indicaram superioridade de desempenho utilizando a equação proposta na região de alta, Eb/N0 e similaridade de desempenho para as demais regiões de Eb/N0 em relação aos resultados relatados na literatura. Adicionalmente, este trabalho faz uma análise do compromisso complexidade/requisito de memória versus desempenho de receptores DS/CDMA considerando decodificadores turbo (no contexto do padrão CDMA2000) e de Viterbi (no contexto do padrão IS-95).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.