Caracterização do lodo gerado no tratamento de lixiviado de aterro sanitário com coagulante à base de tanino.

Caracterização do lodo gerado no tratamento de lixiviado de aterro sanitário com coagulante à base de tanino.

Autores

  • Lucila Akiko Nagashima FAFIPA - PR
  • Carlos de Barros Junior Universidade Estadual de Maringá
  • Amanda Shizuka Fujimura Universidade Estadual de Maringá
  • Taluana Delakis Recanello Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0375.2010v31n1p37

Palavras-chave:

lodo, aterro sanitário, extração sequencial, metais pesados

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo efetuar a caracterização do lodo resultante do tratamento de lixiviado gerado no aterro sanitário com o coagulante à base de tanino, denominado Tanfloc SG® cedido pela empresa TANAC SA. O tratamento do efluente foi desenvolvido em pH 7,4 e [Tanfloc SG] = 2700 mg/L, condições consideradas ótimas na remoção de DQO e da turbidez. Realizaram-se análises químicas de fracionamento de metais por meio de extrações simples e de extrações sequenciadas, cujo resultado indicou que o resíduo sólido é constituído de 29% de óxido amorfo, 28% de resíduo final, 22 % de óxido cristalino e 21% de fração trocável. Os ensaios de lixiviação mostraram que o lodo originado do tratamento com Tanfloc SG® é classificado como resíduo Classe I – perigoso, segundo a legislação brasileira (NBR 10.004/2004 - ABNT), indicando que tais resíduos necessitam de tratamento e devem ter como destino final os aterros industriais, por apresentarem periculosidade em função de sua toxicidade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lucila Akiko Nagashima, FAFIPA - PR

Graduada em Química pela Universidade Estadual de Maringá e em Ciências de Primeiro Grau pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (FAFIPA/UNESPAR), com mestrado (2004) e doutorado (2009) em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professora adjunto da Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (FAFIPA/UNESPAR). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química e Saneamento Ambiental, em tratamento de efluentes com Reagente Fenton e com coagulante orgânico a base de tanino.

Carlos de Barros Junior, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Engenharia Química e professor do Departamento de Engenharia Química

Amanda Shizuka Fujimura, Universidade Estadual de Maringá

Acadêmica do Curso de Engenharia Química

Taluana Delakis Recanello, Universidade Estadual de Maringá

Acadêmica do Curso de Engenharia Química

Downloads

Publicado

2010-07-15

Como Citar

Nagashima, L. A., Junior, C. de B., Fujimura, A. S., & Recanello, T. D. (2010). Caracterização do lodo gerado no tratamento de lixiviado de aterro sanitário com coagulante à base de tanino. Semina: Ciências Exatas E Tecnológicas, 31(1), 37–50. https://doi.org/10.5433/1679-0375.2010v31n1p37

Edição

Seção

Artigos
Loading...