Otimização das condições de fermentação na produção de etanol a partir da manga Palmer
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0375.2018v39n1p34Palavras-chave:
Fermentação alcoólica, Álcool etílico, Metodologia de Superfície de RespostaResumo
O objetivo deste trabalho foi analisar o potencial de produção e otimização do extrato aquoso da polpa da manga Palmer para a produção de etanol. Foi determinada a concentração de açúcares totais, na polpa pelo método do fenol sulfúrico e por cromatografia, sendo o valor obtido de açúcares totais de 83;33 gL-1 e 80,51 gL-1, respectivamente. Por meio de ensaios preliminares a 30°C, estabeleceu-se que o tempo de 10 horas apresentou o maior rendimento em etanol. Em seguida foi feita a fermentação, com 13 ensaios e duas repetições no ponto central, após, as amostras foram centrifugadas e o teor de álcool foi determinado. A otimização indicou uma formulação contendo 3,0 gL-1 de extrato de levedura, 8,0 gL-1 de levedura e 0,35 gL-1 de NH4H2PO4, para um teor de álcool de 34,4 gL-1 e rendimento de 88,27%. O caldo da cana-deaçúcar,
diluído nas mesmas condições, também foi fermentado e passou pelos mesmos procedimentos, mas o resultado do teor de álcool foi de 35,68 gL-1 com rendimento de 70,74% valor inferior ao apresentado quando se utilizou o extrato aquoso da manga Palmer.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.