Remoção de íons Cu2+, Mn2+ e Zn2+ em solução aquosa utilizando lodo biológico de reatores anaeróbios de alta taxa
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0375.2017v38n2p17Palavras-chave:
Biossorção, Bioacumulação, Biossorventes, Lodo Anaeróbio, Remoção De MetaisResumo
Este estudo investigou a viabilidade de usar lodo anaeróbio in natura e seco para remoção de metais (Cu2+, Mn2+ e Zn2+) a partir de soluções aquosas usando operação em coluna de leito fixo. Foram utilizadas baixas concentrações de Cu2+, Mn2+ e Zn2+ (0,01 a 5,00 mg L-1), tendo em vista que para a ocorrência de bioacumulação quando se utiliza micro-organismos ativos devem ser mantidas condições não tóxicas para os mesmos. Os lodos utilizados foram coletados de reatores anaeróbios horizontal (RAH) e de fluxo ascendente com manta de lodo (UASB) utilizados no tratamento de águas residuárias de suinocultura. A temperatura foi controlada a 20 °C em todos os ensaios. Foram avaliadas vazões de 5, 10 e 15 mL min-1, valores de pH 4 e 6 e concentrações de 0,01, 0,5 e
1,0 mg L-1 de Cu2+ e Mn2+, e de 0,05; 2,5 e 5,0 mg L-1 de Zn2+. O pH ótimo para a remoção de Mn2+ e Zn2+ foi 4 e para o Cu2+ não foi verificada diferença. A maior eficiência foi encontrada quando utilizou-se os menores valores de concentração e fluxo para todos os três biossorventes avaliados. Portanto, os resultados poderão ser aplicados para o pós-tratamento de efluentes com concentrações remanescentes desses metais, que necessitem de polimento para a disposição final, atendendo aos limites legais de qualidade de água do corpo receptor. Os resultados demonstraram a eficiência dos biossorventes (lodos anaeróbios) para a remoção de Cu2+, Zn2+ e Mn2+ em solução aquosa. A reutilização do lodo em ciclos de adsorção-dessorção foi possível com a utilização da solução regenerante de CaCl2.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Exatas e Tecnológicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.