Utilização e avaliação de recursos digitais na elaboração conceitual sobre solubilidade de sais

Utilização e avaliação de recursos digitais na elaboração conceitual sobre solubilidade de sais

Autores

  • Caroline Oleinik Vezú Programa de Pós-Graduação em Química/ UEL
  • Marcelo Maia Cirino Departamento de Química, Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Londrina (UEL) http://orcid.org/0000-0002-5377-382X

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0375.2017v38n1p31

Palavras-chave:

TIC, elaboração conceitual, solubilidade de sais, simulador, ensino de Química

Resumo

O trabalho investigou a evolução das concepções de estudantes do segundo ano do Ensino Médio sobre “Solubilidade de Sais”, a partir da utilização do software educacional “Sais e Solubilidade” e após o contato formal dos estudantes com esse conteúdo. Partimos da hipótese de que os estudantes não se apropriam corretamente dos significados atribuídos ao conceito de solubilidade na dimensão submicroscópica, uma vez que estabelecem contato, na maioria das vezes, com a dimensão macroscópica (fenômeno) no cotidiano. Dessa forma, uma Situação de Ensino (SE) com o recurso do simulador possibilitou aos estudantes novos níveis de elaboração conceitual, mais próximos da dimensão submicroscópica. Realizamos o acompanhamento antes, durante e após a utilização do software e, com isso, foi possível a reorganização dos níveis explicativos e a análise da elaboração conceitual, pelos estudantes. Os resultados indicam que a utilização desse recurso propiciou melhores possibilidades de conceituação, com relação à dimensão submicroscópica.

Biografia do Autor

Caroline Oleinik Vezú, Programa de Pós-Graduação em Química/ UEL

Licenciada em Química pela UNOPAR, mestranda em Química pelo Programa de Pos-Graduação em Química da UEL e professora de Química do Ensino Médio.

Marcelo Maia Cirino, Departamento de Química, Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutor em Ensino de Química pela UNESP, licenciado e bacharel em Química, atua na área de pesquisa em Educação Química desde 2005. É docente credenciado em programas de Pós-Graduação na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e na Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Downloads

Publicado

2017-10-04

Como Citar

Vezú, C. O., & Cirino, M. M. (2017). Utilização e avaliação de recursos digitais na elaboração conceitual sobre solubilidade de sais. Semina: Ciências Exatas E Tecnológicas, 38(1), 31–42. https://doi.org/10.5433/1679-0375.2017v38n1p31

Edição

Seção

Artigos
Loading...