Campo Magnético em Super-Redes Semicondutoras de Cristais

Campo Magnético em Super-Redes Semicondutoras de Cristais

Autores

  • Luciano Nascimento Universidade Federal de Pernambuco
  • Lourdes Cristina Lucena Agostinho Jamshidi Universidade Federal de Pernambuco
  • Celmy Maria B. de Menezes Barbosa Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0375.2015v36n1p81

Palavras-chave:

Modelo de Kronig-Penney, Super-Redes Semicondutoras, Campo Magnético.

Resumo

 

Neste trabalho apresentamos um estudo sobre as super-redes semicondutoras, utilizando o modelo de Kronig-Penney para a aproximação de massa efetiva e em seguida os cálculos para a aplicação de campo magnético perpendicular e paralelamente às camadas da super-rede em cristais. O campo magnético, aplicado paralelo às camadas, foi utilizado para ajustar a ressonância de uma subbanda de energia mais alta de um poço por excitação térmica com uma subbanda de menor energia do poço adjacente, aumentando os níveis de energia na sua taxa de tunelamento. Utilizamos o formalismo da Equação de Schrödinger da Mecânica Quântica. Apresentando os cálculos numa forma sistemática em super-redes semicondutoras para cada poço quântico para avaliar o seu espectro de energia estudado sistematicamente.

 

Biografia do Autor

Luciano Nascimento, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciado em Física (UFPB),Bacharel em Física (UFCG),Especialista em Matemática (IMPA/UFPB),Mestre em Ciências de Materiais( UFPB) ,Doutor em Engenharia Química (UFPE).

Downloads

Publicado

2015-05-19

Como Citar

Nascimento, L., Jamshidi, L. C. L. A., & Barbosa, C. M. B. de M. (2015). Campo Magnético em Super-Redes Semicondutoras de Cristais. Semina: Ciências Exatas E Tecnológicas, 36(1), 81–88. https://doi.org/10.5433/1679-0375.2015v36n1p81

Edição

Seção

Artigos
Loading...