Sensor de pasta de nanotubos de carbono modificado com filme de bismuto para determinação de íons metálicos em etanol combustível
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0375.2015v36n1p41Palavras-chave:
Voltametria de redissolução, nanotubo de carbono, combustívelResumo
No presente trabalho é descrito um método voltamétrico por redissolução anódica utilizando um eletrodo de pasta de nanotubos de carbono modificado com filme de bismuto para determinação simultânea dos metais Zn2+, Cd2+e Pb2+em amostras de etanol combustível. Os íons metálicos foram pré-concentrados no filme de bismuto no tempo e potencial de deposição de 500 s e -1,2V, e a etapa de redissolução realizada por voltametria de onda quadrada (freqüência 15 Hz, amplitude de pulso 25 mV e incremento de potencial de 5 mV). Como eletrólito suporte foi utilizado tampão acetato 0,1 mol L-1em pH 4,5. O método apresentou linearidade incluindo o branco analítico até 48,39 ?g L-1 para os metais e os limites de detecção obtidos foram 3,36, 0,32 e 0,47?g L-1para Zn2+, Cd2+e Pb2+, respectivamente. O método proposto foi aplicado em amostras de etanol combustível.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.