Verificação da existência de propriedades autoadensáveis em concretos de alto desempenho, através de ensaios experimentais.
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0375.2007v28n1p65Palavras-chave:
Concreto autoadensável, Concretos especiais, Superplastificantes, Adições minerais.Resumo
O concreto auto adensável (CAA) é caracterizado pela capacidade de fluir pelo interior da fôrma e preenche-la unicamente pela força da gravidade, com coesão e viscosidade adequadas, de forma que não ocorra a segregação. Uma característica é a presença de finos (os quais conferem a coesão necessária) e de grãos com diâmetro máximo de 20 mm. Este trabalho apresenta alguns procedimentos e métodos experimentais que possibilitam a avaliação de propriedades de autoadensabilidade em concretos de alto desempenho, visto que o concreto em estudo possui grãos menores que 20 mm e em sua massa, há a presença de finos (pó-de-brita, sílica ativa e cinza volante), fatores que definem as propriedades auto adensáveis. Primeiramente, foi realizada uma revisão bibliográfica acerca do tema e posteriormente, foram fabricados os equipamentos para realização dos ensaios, a fim de se verificar as propriedades relativas à autoadensabilidade: coesão, viscosidade e segregação. Para o trabalho, foram produzidos dois concretos, ambos produzidos com Cimento Portland ARI , areia grossa, brita 0, pó-de-brita, superplastificante a base de cadeias de éter-carboxilatos, mas diferenciaram-se um do outro pela presença de adição mineral, sílica ativa ou cinza volante. A partir dos resultados obtidos, foi verificado se os concretos de alto desempenho produzidos possuíam características de autoadensabilidade e, neste caso, os dois foram positivos. Também foi analisado o comportamento desses concretos no estado endurecido, através da resistência à compressão. A verificação desses parâmetros quantitativos indica se o material em estudo pode ser empregado como auto adensável, conseguindo o desempenho esperado desse tipo de concreto. O CAA possui uma série de vantagens, como, por exemplo: a redução de mão- de-obra; a não utilização de vibrador e o preenchimento de fôrmas com elevada densidade de armadura ou de geometria complexa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.