Estudo do comportamento cinético de oxidação do ácido mandélico por Estudo do comportamento cinético de oxidação do ácido mandélico por vanádio(V) em meio de ácido sulfúrico: efeito da presença de CTAB
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0375.2006v27n2p183Palavras-chave:
Ácido mandélico, a-hidroxiácido, Oxidação por vanádio(V)M.Resumo
O comportamento cinético da oxidação de ácido mandélico por vanádio(V) em meio de ácido sulfúrico foi investigado a 303 K. A constante de velocidade foi determinada espectrofotometricamente, por meio do aparecimento de vanádio(IV) em 760 nm. A oxidação mostrou dependência de primeira ordem com relação à concentração de vanádio(V) e ordem fracionária com relação à concentração de ácido mandélico e de ácido sulfúrico. A lei de velocidade não foi afetada na presença do surfactante catiônico brometo de cetil-trimetil-amônio. A constante de velocidade foi sistematicamente maior em meio contendo surfactante. A constante de velocidade aumentou com o aumento da força iônica e com a diminuição da constante dielétrica. Os parâmetros de ativação foram calculados a partir das constantes de velocidade de 2ª ordem, k2, para diferentes concentrações de substrato de 298 a 318K. O mecanismo de oxidação foi proposto a partir da lei de velocidade experimental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.