Interatividade push-button: elaborações de principais automatizações e suas variadas aplicações em equipamentos demonstrativos de museus de ciência e tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0375.2014v35n2p189Palavras-chave:
Automatizações, Equipamentos, push-button, Museus de Ciência e Tecnologia (MCTs).Resumo
Existe no Brasil uma tendência crescente em relação ao número de ambientes de educação informal como os Museus de Ciência e Tecnologia (MCTs) e similares. Um recente levantamento indicou cerca de 190 deles no país, um número considerado relativamente pequeno para atender mais de cinco mil municípios. Aliás, essa quantidade estimada representa uma amostra heterogênea na medida em que sobressaem aqueles de grande porte somados com outros ambientes, que comparativamente, se encontram ainda em fase inicial de elaboração e ampliação de suas atividades interativas. Reconhecidas por se destacarem diferenciando-se daquelas do ensino escolar tradicional, essas atividades são costumeiramente realizadas pelos próprios visitantes numa perspectiva de livre escolha, ora por manuseio de manivelas ora por aperto de botões. Nesse contexto, o presente trabalho visa contribuir àqueles comprometidos com a educação informal desses lugares divulgando alguns dos principais dispositivos eletrônicos que podem ser facilmente montados para automatizações dos cobiçados equipamentos interativos tipo push-button, cujas aplicabilidades diversas nesse sentido são também discutidas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.