Carregamentos dinâmicos induzidos pelos movimentos de pedestres em estruturas

Carregamentos dinâmicos induzidos pelos movimentos de pedestres em estruturas

Autores

  • Pedro Gutemberg de Alcântara Segundinho Departamento de Ciências Florestais e Madeira, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Espirito Santo, Av. Gov. Lindemberg, 316, 29550-000, Jerônimo Monteiro, ES, Brasil.
  • Antonio Alves Dias Departamento de Engenharia de Estruturas, Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, Av. Trabalhador São-carlense, 400, 13566-590, São Carlos, SP, Brasil.
  • Marcelo Rodrigo Carreira Coordenação de Engenharia Civil, Campus Campo Mourão, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Rodovia BR 369, km 0,5, 87301-006, Campo Mourão, PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0375.2017v38n2p3

Palavras-chave:

Movimento de pedestres, Frequências de caminhada, Vibrações em estruturas, Conforto humano

Resumo

Os engenheiros civis há algum tempo estão cientes dos problemas causados pelas vibrações excessivas provocadas pelo fenômeno da ressonância nas passarelas. As fontes causadoras desse fenômeno são várias e tem origens diferentes como, por exemplo, pedestres praticando alguns modos de caminhada, aglomerações excepcionais de pedestres, ventos fortes, chuva, etc. O objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão bibliográfica que possibilite o entendimento dos tipos de carregamentos dinâmicos que são introduzidos nas estruturas devido aos movimentos de pedestres. O estudo foi desenvolvido a partir da análise teórica de diversos autores a respeito do movimento de pedestres em estruturas. As várias propostas de modelagem permitem utilizar até cinco harmônicos da ação dos pedestres ou apenas aquele que considera o maior efeito de ressonância. Constatou-se que as modelagens propostas se diferenciam, principalmente, pelo número de harmônicos considerados durante a ação dos pedestres.

Biografia do Autor

Pedro Gutemberg de Alcântara Segundinho, Departamento de Ciências Florestais e Madeira, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Espirito Santo, Av. Gov. Lindemberg, 316, 29550-000, Jerônimo Monteiro, ES, Brasil.

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) - FEIS, Mestrado em Engenharia Civil (Área: Estruturas) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) - FEIS e Doutorado em Ciências (Área: Estruturas) pela Universidade de São Paulo (2010) - EESC. Atualmente é Professor Adjunto 1 junto ao Departamento de Ciências Florestais e da Madeira do CCA - UFES. Atua na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas, principalmente nos seguintes temas: estruturas de madeira, estruturas mistas de madeira e concreto, dinâmica das estruturas, propriedades físicas e mecânicas da madeira, classificação visual, classificação mecânica de elementos estruturais de madeira, madeira laminada colada (MLC) e ensaios não destrutivos.

Antonio Alves Dias, Departamento de Engenharia de Estruturas, Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, Av. Trabalhador São-carlense, 400, 13566-590, São Carlos, SP, Brasil.

Possui graduação em Engenharia Civil EESC-USP pela Universidade de São Paulo (1982), mestrado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é Professor Assistente Doutor MS-3 junto ao Departamento de Engenharia de Estruturas da EESC-USP. É Professor Orientador do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas). Atua na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas de Madeiras, principalmente nos seguintes temas: estruturas de madeira, madeira, pontes de madeira, madeira laminada colada e madeira - propriedades mecanicas. Já concluiu a orientação de sete teses de doutorado e 12 dissertações de Mestrado.

Marcelo Rodrigo Carreira, Coordenação de Engenharia Civil, Campus Campo Mourão, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Rodovia BR 369, km 0,5, 87301-006, Campo Mourão, PR, Brasil.

Graduado em Engenharia civil pela Universidade Estadual de Londrina (1999) com mestrado (2003) e doutorado (2012) em Engenharia de Estruturas pela Universidade de São Paulo é professor efetivo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná desde 2004. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas, atuando principalmente nas seguintes áreas: análise modal, vibrações, avaliação não-destrutiva, instrumentação e experimentação de estruturas, estruturas de madeira, propriedades físicas e mecânicas da madeira, classificação visual e mecânica de elementos estruturais de madeira.

Downloads

Publicado

2017-12-23

Como Citar

Segundinho, P. G. de A., Dias, A. A., & Carreira, M. R. (2017). Carregamentos dinâmicos induzidos pelos movimentos de pedestres em estruturas. Semina: Ciências Exatas E Tecnológicas, 38(2), 3–16. https://doi.org/10.5433/1679-0375.2017v38n2p3

Edição

Seção

Artigos
Loading...